Após quatro profissionais da saúde testarem positivo para o Covid-19, prefeito de Morpará decreta situação de calamidade pública

0
GrupoSCosta-350x250px
Cidade de Morpará/Foto: divulgação

O prefeito Sirley Novais Barreto(Lelei) decretou na última quarta-feira, 29 de abril,  situação de calamidade pública em razão da pandemia de COVID-19. O documento está sendo encaminhado  para a Assembleia Legislativa, para reconhecimento da Declaração de Estado de Calamidade Pública, e vale até 31 de dezembro de 2020.

Até o momento quatro  profissionais de saúde do município já foram contaminado pelo Coronavírus no município. E mais de 10 funcionários, que tiveram contato direto com os pacientes, foram afastados das funções.

Em entrevista ao site Notícias da Lapa na noite desta quinta-feira(29), via telefone, o prefeito Lelei falou da preocupação da gestão com o avanço da doença no município, da medidas tomadas até o momento, e da importância do apoio da população.

De acordo o gesto o  primeiro caso confirmado da Covid-19, é um paciente  natural de Ibotirama, que está cumprindo isolamento domiciliar na sua cidade de origem, e monitorado pelos dois municípios. “Presta serviços aqui, em Paratinga e Sítio do Mato,  mas não prestou expediente em Sítio do Mato. Depois que saiu daqui, o mesmo prestou serviço apenas  em Paratinga, e depois dos sintomas se isolou. A Viep regional já nos tranquilizou, que em Paratinga, as pessoas que testaram, deram negativos”, destacou o gestor.

“Todas as medidas de precauções estão sendo adotadas. Os pacientes são monitorados diariamente, e graças a Deus, estão bem, e todos os casos são considerados leves, sem necessidade de intervenção hospitalar. Das demais amostras submetidas ao Lacen, saíram 5 resultados dos outros exames, dos profissionais de saúde que prestaram plantões em conjunto ou tiveram contato direto com o primeiro infectado, e todos testaram negativos. Estamos aguardando agora o resultado dos outros 5 exames”, esclareceu o prefeito.

O gestor frisa que todas as pessoas que tiveram contato com os profissionais de saúde que foram infectados,  estão isolados, inclusive ele, que tive contato com o último caso, que saiu o resultado na ultima quarta-feira, 29 de abril.

O prefeito destaca que  está  reforçando as medidas preventivas e de restrições. Fechando  novamente por 15 dias o  acesso à cidade e comércio, deixando aberto só o essencial, destacando o trabalho das barreiras sanitárias.  “No primeiro momento eram três barreiras de bloqueios, uma acompanhava o horário de funcionamento da balsa, e as outras duas funcionavam 24 horas. Neste processo tivemos mais de 100 pessoas envolvidas, para manter o controle da situação. Depois, fechamos alguns acessos alternativos (estrada da balsa) e reduzimos para duas barreiras, que passaram a ser de fato Sanitárias, e todas as equipes passaram a ser composta com a participação de um técnico de enfermagem, e fazem uso de termômetro infravermelho, para aferição de temperatura das pessoas que adentram ao município, limitado aos morparaenses que retornam de outros estados, veículos de abastecimento e oficiais”, finalizou o prefeito.

“Atualmente as duas barreiras funcionam das 6 as 18h, com duas equipes que cumprem turnos de 6h ininterruptas. E das 18:01 às 05:59h o acesso é fechado com correntes e cadeados, e fiscalizados pelos vigilantes”, esclareceu Leleu.

Com a publicação do decreto de situação de calamidade pública, o prefeito pretende transferir, caso necessário,  servidores lotados nos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal para a Secretaria de Saúde para prestar apoio suplementar nas ações de combate à COVID-19.

Ações
As medidas se juntam a outras já determinadas pelo prefeito Lelei, cujo objetivo é a redução da possibilidade de proliferação do novo coronavírus no município.

No último dia 19 de março,  o prefeito decretou situação de emergência em saúde pública no município e, no dia 25 de março  ampliou as medidas de enfrentamento à COVID-19 em outro decreto, declarou   Situação de Emergência no âmbito do município, no intuito de fortalecer as ações contra a pandemia.

Clique AQUI e curta nossa página  no Facebook, e fique atualizado diariamente.