O incêndio que estava consumindo a vegetação na zona rural de Serra do Ramalho, desde o início da semana, foi controlado na tarde desta sexta-feira(20), após a mobilização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura do município alguns moradores.
O fogo queimou cerca de cinco lotes, e entrou em uma área de reserva, e só foi contido após o uso de carros-pipa da prefeitura e do Consorcio CDC Velho Chico.
Segundo informações o fogo começou em uma área quilombola de Barreiro Grande, e foi passando para outras pastagem, e devido a vegetação e o calor o fago se propagou rapidamente, queimando aproximadamente 500 hectares, por falta de brigadista para controlar as chamas. Já que a equipe de brigadistas do Prevfogo que atendem o município Serra do Ramalho e a região foi convocado pelo IBAMA para ajudar a controlar um incêndio no Parque Nacional do Xingu(MT).
Não é a primeira vez que focos de incêndios atingem o município, já que nesse período o calor e o tempo seco favorecem a proliferação de queimadas na região.
O incêndio em Serra do Ramalho tem provocado o debate sobre a necessidade, urgente, dos municípios terem, além da Brigada do Prevfogo que atende a região e o Brasil todo, uma brigada municipal preparada para esse tipo de ação. Já a “população” precisa mudar a cultura de fazer queimadas ou queimar lixos, especialmente nesse período do ano, pois o fogo podem passar para a matas mais próxima, e causar um incêndio florestal.