A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Carinhanha, no oeste da Bahia, confirmou que já foram registrados este ano 123 notificações com suspeita de dengue no município.
De acordo o site Alerta Bahia que apurou a situação, o coordenador da vigilância epidemiológica, Valternan Almeida, que confirmou o surto e o conhecimento da situação, destacando que o maior número de casos foram notificados nós 40 dias, com a maioria das suspeitas nos bairros São Francisco e Alto da Colina. E que os prováveis motivos do alto número de casos estão vinculados a sujeira nos quintais das residências, e na maioria das vezes, quintais e lotes vizinhos.
Outra situação apontada pelo coordenador seria onde moradores jogam lixo na rua e cães carregam desse lixo as embalagens, como exemplo: frascos de margarina. Com isso, o objeto é levado para o mato se transformando em uma excelente morada para o mosquito Aedes Aegypti.
Ele finaliza frisando, que assim que o caso suspeito é levado ao conhecimento da vigilância, uma equipe é enviada na residência do paciente, e 90% dos casos as residências estão limpas e o problema está em quintais vizinhos. “É certo que a partir de agora os focos vão diminuir por conta do clima, mais o que agente pede é ajuda da população no controle de insetos, temos que rever esses lotes abandonados, aí estão grandes vilões”, disse Valternan.
Até o momento não foi registrado nenhuma caso de óbito no município vinculado a Dengue.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa no (77) 99902.8768