Os católicos comemoram nesta terça-feira (19), com missas e outros cerimônias religiosas, o dia de São José, santo que tem uma legião de devotos no Nordeste e no interior de Minas Gerais. Na diocese de Bom Jesus da Lapa, as comunidades católicas da paróquia de Serra do Ramalho e Carinhanha, que tem o santo como padroeiro, e a comunidade católica de São José, da Paróquia do Bom Jesus, no bairro São Gotardo, em Bom Jesus da Lapa, celebram São José com o novenário e homenagem, que acontece todos os anos, em março.
Apesar do sofrimento que a seca vem trazendo para as famílias que residem na zona rural, devotos de São José deixam a tristeza de lado para manter a tradição e festejar o dia do santo considerado o protetor dos agricultores, comemorado nesta terça, 19. A devoção reúne vários comunidades para rezar o terço, fazer leitura da bíblia, além das orações, que culminam na missa solene seguida de procissão e vários municípios que tem São José como Padroeiro. Em Bom Jesus da Lapa vários devotos fazem preces em louvor ao santo considerado protetor da família.
Além de Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho e Carinhanha, os festejos em homenagem a São José acontecem em todos os municípios da diocese, tanto na sede como no interior dos municípios.
Personagem do Novo Testamento, José foi o marido de Maria, mãe de Jesus. Segundo a tradição, ele nasceu em Belém, na antiga Judeia, e foi designado para casar com Maria e passou a morar com ela e a sua família em Nazaré. Foi proclamado “protetor da Igreja Católica Romana” e é considerado, por seu ofício de carpinteiro, “padroeiro dos trabalhadores” e, pela fidelidade à sua esposa, como “padroeiro das famílias”.