Secretaria de Assistência Social promove ações  sobre o  Combate ao abuso e exploração sexual e contra a doação de esmola durante a romaria

0

social capa

Com o objetivo de combater a exploração de trabalho e abuso sexual infantil e a doação de esmola, a Secretaria Municipal de Assistência Social, intensificou no período da romaria, em Bom Jesus da Lapa ações de conscientização.

Para alertar a população local e os visitantes e chamar a atenção para os altos índices de violação dos direitos da criança e do adolescente, e sobre o grande número de pessoas que ficam pedindo esmolas nas proximidades da Esplanda do Santuário, a secretaria reforçou o trabalho de conscientização e decidiu atuar em vários pontos da cidade, inclusive na praia da Coroa. Destacando o combate a exploração de trabalho e abuso sexual infantil e juvenil, e orientando os romeiros a não dar esmolas.

“Aqui tem muita criança trabalhando, e a grande maioria são crianças que vem com os pais, que vem para ajudar os pais nas barracas. Essas criança  nós não podemos fazer abordagem, porque elas estão com os pais. Já as crianças que estão trabalhando sem a presença ou consentimento dos país, a gente chama o Conselho Tutelar para tomar as devidas providências”, disse Ricardo, secretário da pasta.

social

“Estamos também distribuindo panfletos, orientando para os visitantes não darem  esmola, e sobre essa questão da exploração infantil, principalmente na região da beira do rio. Temos ido também na praça, e nos principais locais que tem maior concentração de romeiros”, frisou o Secretario.

Já sobre a doação de esmolas, Ricardo  frisou que muita gente faz desse ramo uma profissão, mesmo já recebendo algum benefício social.