A prefeitura de Bom Jesus da Lapa baixou um decreto que restringe o trânsito de carroceiros nas vias urbanas do centro da cidade no período da Romaria, que acontece entre as datas de 13 de julho de 2018 à 10 de outubro de 2018.
As novas regras do documento começaram a funcionar no último dia 10 de julho, e em função do descumprimento da proposta por parte dos carroceiros, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Obras, a Secretaria Municipal Turismo, com a presença da Polícia Militar e da Guarda Municipal, se reuniram na manhã desta segunda -feira(16), com a categoria, para discutir a situação.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Lúcio, frisou que a proposta tem que ser cumprida, que a criação do decreto foi a única alternativa encontrada pela prefeitura para buscar organizar o uso de veiculo de tração animal no período da romaria, e que há cinco anos a gestão busca organizar, sem sucesso. “Temos recebido várias críticas, e chegou um ponto que a gente teve que tomar uma medida dessa”, disse.
Já os charreteiros reclamaram da forma que a proposta foi colocada, e pediram para mudar o decreto, colocando o ponto de apoio para a categoria próximo a Agência dos Correios e maior policiamento na Praia da Coroa.
As representações da Gestão Municipal destacaram, que não tinham mais como mudar o documento, e que a mesma, já tinha feito várias reuniões para discutir o assunto com o grupo, no entanto, nunca foram cumpridas as decisões. “Lei é para ser cumprida. Reunimos o ano passado, discutimos tudo que está sendo falado aqui hoje, nada mudou”, falou.
“Foi um deboche! Mesmo a gente reunindo, com a presença do Ministério Público, da polícia, foi simplesmente um descaso com o Poder Público. Esse ano a população exige respeito, da mesma forma que vocês querem ser respeitados. Com as exceções, não vamos admitir vocês fazerem o deboche que foi nos anos anteriores”, e falou: “olha, o prefeito resistiu, e assinou em último caso esse decreto”, finalizou Lúcio.
O Secretario Municipal de Obras, Fábio Nunes, falou que a prefeitura vai buscar dar todo apoio para os charreteiros no local que eles vão ficar, colocando sinalizações e obstruindo a via. E que se a proposta do decreto não dar certo, no ano que vem a prefeitura vai reunir com a categoria e buscar outra alternativa.
Os passeios com turistas estão sendo permitidos apenas nas vias do perímetro urbano que liga o Caís à Coroa (Rio São Francisco). E o Secretário de Meio Ambiente frisou que quem desobedecer o decreto, a carroça e o animal serão retidos pelo município e, em caso de reincidência, o condutor poderá ser multado.