O prefeito Fábio Nunes concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira (6) para o apresentador Ailton Alegria, na Rádio Bom Jesus FM, em Bom Jesus da Lapa. Na ocasião, foram discutidos diversos assuntos de diferentes áreas do município. Entre os principais pontos da entrevista, o início do funcionamento da Colégio da Polícia Militar da Bahia(CPM) no ano letivo de 2022 e os estragos causados pelas chuvas na sede e no interior do município.
Problemas causados pela chuva
“Nós estamos vendo aí o que está acontecendo no Brasil todo, e em Bom Jesus da Lapa não é diferente, óbvio que em menor grau, mas nós tivemos alguns problemas em algumas comunidades”.
Segundo o Fábio, o Brasil todo tem sofrido com as chuvas, especialmente a Bahia, e em Bom Jesus da Lapa os estragos são menores, no entanto a gestão tem enfrentado problemas na sede e no interior do município. Ele destacou que as localidades de Favelândia e Silvestre estão isoladas por conta de riachos que cortam as estradas transbordarem. “O que eu pude fazer naquele momento eu fiz – fui lá nas comunidades e não consegui adentrar, já que os riachos estavam cheios, no entanto nós colocamos um caminhão à disposição dos moradores e para aqueles que queriam fazer sua feira, que quisesse vim pra Bom Jesus da Lapa, nós deixamos também dois ônibus à disposição. Já na [comunidade] Cabeça do Boi, eu tive lá, juntamente com Ricardo e Juliana, onde também demos assistência”, disse.
Nunes afirmou que a gestão teve problemas também na Ilha da Mariquinha e na Ilha da Canabrava com algumas pessoas que precisaram de amparo. Já na sede, a parte mais afetada pelas chuvas foi o bairro Beira Rio. “Desde o domingo passado nós estamos no Beira Rio ajudando as pessoas”.
Problemas causados pela chuva no Bairro Beira Rio
“Eu autorizei a secretária de assistência social[Juliana Vaz]. Nós estamos dando assistência a todos, graças a Deus. As pessoas que não foram para o aluguel social estão em uma escola, e essa escola está tendo todo apoio – levamos médico, remédio, comprei roupas para levar para as pessoas, e graças a Deus estamos fazendo o que podemos”.
Durante a entrevista , o prefeito fez um alerta e pediu o apoio dos moradores do bairro Beira Rio, já que existe o risco do Rio São Francisco aumenta o volume com a quantidade de água que está vindo nos próximos dias. “Estamos falando sempre para os moradores do Beira Rio: tomem cuidado! Não vamos esperar que aconteça o pior – eu estou indo lá [no Beira Rio] todos os dias. Ontem mesmo, eu sai de lá às 19 horas, colocamos quatro bombas para funcionar, e tá lá a todo vapor. Todos os dias eu estou lá, a manhã a noite”.
“Pacotes de obras” para recuperação de todas as estradas do interior do município
“Quero aqui dizer a população de Bom Jesus da Lapa, principalmente as pessoas que moram no interior, que este ano nós iremos entrar com todo vapor. Nós já temos pacotes de obras, e iremos fazer todas as estradas do município de Bom Jesus da Lapa, já que nós sabemos da dificuldade.
O nosso ex-gestor fez muito. Ele[Eures Ribeiro] começou pela saúde, que era um caos em Bom Jesus da Lapa, ajeitou também a educação que era um caos em Bom Jesus da Lapa, e realmente ficou as estradas. E hoje, eu estou aqui fazendo meu compromisso de mexer em todas as estradas do município. As pessoas podem ficar tranquilas”, garantiu Fábio.
O prefeito disse ainda, que nesse momento não tem como a gestão iniciar a recuperação das estradas, no entanto já foi tudo acertado, e a prefeitura irá iniciar as licitações, e depois do processo realizado, será montado várias frentes para resolver as demandas envolvendo as estradas do município.
Já sobre funcionamento da Colégio da Polícia Militar da Bahia(CPM), Fábio afirmou que 80% das vagas disponibilizadas na unidade de ensino serão direcionadas para estudantes do município.
Na entrevista, o prefeito também falou da Campanha “Lapa Solidária” que está arrecadando doações para municípios afetados pelas chuvas, e agradeceu o apoio de todos os seguimentos que estão envolvidos na ação solidária.