Neste sábado, 2 de março, o Brasil inteiro estará participando do dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue. Em Bom Jesus da Lapa, a equipe da secretaria de Saúde através da Diretoria de Vigilância em Saúde , Diretoria de Atenção Básica realizaram 3 pit stop com panfletagem e orientações no combate ao mosquito da dengue. O convite é também para que a população participe, em casa e no bairro, fazendo a vistoria e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti.
“A dengue se combate todos os dias. Recebam os Agentes de endemias e Agentes de saude”, destaca.
Neste início de ano, Bom Jesus da Lapa tem apresentado um aumento de casos de dengue. Ao todo, 64 cidades baianas estão epidemia, com destaque para a região Sudoeste. Por isso, é tão importante que toda a sociedade de mobilize em ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito.
Ações municipais
Além do Dia D, rotineiramente, os Agentes de Endemias cratenses estão, de casa em casa, realizando a inspeção predial, para verificar a possível presença de focos do mosquito, bem como realizando a conscientização junto aos moradores.
Prevenção
A melhor forma de combater o mosquito é a prevenção. Alguns cuidados devem ser adotados e reforçados nas casas. Vedação de tonéis, caixas d’água e demais recipientes que possam acumular água ao relento. Trocar água dos bebedouros dos animais, desobstruir as calhas, guardar o lixo em sacos plásticos bem fechados são algumas das medidas a serem realizadas pela população.
Panorama da Dengue
A Bahia registra um aumento significativo de casos de Dengue, com um salto significativo. São 23.458 casos prováveis até o dia 29 de fevereiro de 2024, marcando um aumento de 179% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Até o momento oito óbitos foram confirmados pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito nos municípios de Ibiassucê, Jacaraci, Piripá, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Irecê e Barra do Choça.