A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa e a Secretaria Municipal de Administração não declarará ponto facultativo no município na data oficial do Carnaval, 16 de fevereiro, e nem nas datas que seriam referentes ao pré-Carnaval.
A decisão foi tomada em decorrência da pandemia da COVID-19 ainda existente em todo país, e em especial na Bahia, em consideração também se levou em conta a força da festividade no estado o que além de estimular aglomerações também teria o grande número de viagens acontecendo, o que faria o vírus circular e consequentemente aumentaria o número de casos, colocando a vida de toda a população em risco.
As datas em que provavelmente cairiam o tradicional pré-Carnaval de Bom Jesus da Lapa (29, 30 e 31 de janeiro ou 5,6,7 de fevereiro) também não terão ponto facultativo decretado, pois foi entendido que mesmo sem um evento oficial poderia ocorrer festas clandestinas aproveitando o feriado e a tradição do evento da data.
Essa medida segue a mesma linha de outras cidades importantes no estado da Bahia, como as da prefeitura de Guanambi e Salvador e até de outras cidades do país que tem o Carnaval forte como o Rio de Janeiro.