A partir desta terça-feira (10), a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e a Vigilância Sanitária Ambiental , iniciaram a “Operação Zero Abate Clandestino”. A iniciativa, que tem o apoio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da Policia Militar, visa coibir o abate e a comercialização irregulares de produtos animais.
De acordo a Secretaria de Agricultura, o abate clandestino de animais representa riscos ao consumidor, pela ingestão de alimentos de qualidade sanitária suspeita, além de contaminar o meio ambiente. A carne pode ser considerada clandestina quando não é realizada a fiscalização pelo serviço de inspeção sanitária.
A operação tem o objetivo de promover e proteger a saúde da população. Serão realizadas visitas a estabelecimentos que comercializam carne.
De acordo com a Lei 8.137, a comercialização de produtos impróprios para consumo é crime.
Participação da comunidade – a pasta conta com o apoio e a ajuda da população para o sucesso da ação. O consumidor pode auxiliar o combate ao abate clandestino através de denúncias pelo telefone 3481-4280.