Quem passou pela ponte Gercino Coelho, chegando na cidade de Bom Jesus da Lapa, oeste do Estado, nos últimos dois dias, percebeu um cenário diferente: aumento do nível do Rio São Francisco. É que da última terça-feira(28) para esta sexta-feira(31), as águas do Velho Chico subiram de 3,97 metros para 6,67 metros. E mesmo superando a sua cota histórica, registrada no início de 2018, o nível continua subindo.
O nível de água do Velho Chico tem aumentado consideravelmente na região de Bom Jesus da Lapa em decorrência das fortes chuvas que atingem Minas Gerais, desde o dia 24 de janeiro. E a maior parte da água vem da cheia do Rio das Velhas.
De acordo números do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que está monitorando o nível do São São Francisco em Bom Jesus da Lapa, a vazão do rio pulou de 1.500³/s para 3.200³/s em três dias.
O fato é que a subida do nível do São Francisco, fora da normalidade, vem causando preocupação nas autoridades, em alerta para uma possível cheia.
Nesta sexta-feira, representantes da Marinha e da Defesa Civil da cidade visitaram vários pontos do rio para acompanhar a situação, especialmente da Ilha da Canabrava. E, por enquanto, nenhum ribeirinho está em situação de risco, diante do aumento da água. Já o Serviço Geológico do Brasil fizeram várias analises em alguns locais do São Francisco para monitorar o nível e a qualidade da água.
Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe. Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa no (77) 99834-7559.