Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa inicia assistência técnica no  Projeto Formoso

0
GrupoSCosta-350x250px

Produtores do Perímetro Irrigado do Projeto Formoso começaram no último mês  a serem  beneficiados com a assistência técnica rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(SENAR), através da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia(FAEB), via Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa.

Inicialmente foram disponibilizadas  150 vagas para  essa assistência. Dessas 128 já  começaram a receber visitas dos agrônomos, e as outras 21 vagas ainda estão abertas para serem preenchidas. Para se inscrever o produtor  deve  comparecer na sede do Sindicato  que funciona provisoriamente no Distrito Irrigação Formoso(DIF), apresentar o ITR do lote e os documentos pessoais.

A assistência técnica é uma  parceria do SENAR com o Ministério da Agricultura, que inicialmente pretende  atender 05 turmas de 30 produtores. Ou seja, irá atender 150 produtores do Perímetro Irrigado do Projeto Formoso. A assistência técnica está sendo  feita por cinco agrônomos que foram contratado pelo  SENAR, via Sindicato dos Produtores.

A atividade é  oferecida de maneira gratuita ao produtor.  O trabalho foca tanto em aspectos produtivos da atividade, quanto a questão gerencial e administrativa da propriedade, num modelo próprio desenvolvido pelo SENAR.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa,  Ervino Kogler, a assistência técnica  será por um período de 02 anos, onde o agrônomo vai na propriedade do produtor 4 horas por mês, uma vez mensal, e esses produtores também serão capacitados pelo  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, através do AgroNordeste.

Ele destaca, que o  serviço prestado é a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) que é uma metodologia que visa atender produtores rurais, adotando um modelo de gestão e operação continuada, que engloba todos os processos da atividade produtiva na propriedade.

O presidente afirma  ainda, que todos os produtores do Perímetro Irrigado do Projeto Formoso terão direito a assistência técnica, e que logo após fechar o grupo dos 150 produtores, será viabilizado a contratação de mais profissionais para ampliar o atendimento.

Já o Superintendente da Codevasf, Harley Xavier destaca, que a luta  pela Assistência Técnica para os Produtores do Projeto Formoso é uma demanda que ele  trás desde à sua chega à 2ª Superintendência do órgão em Bom Jesus da Lapa,   em meados de 2016. Já que essa  era uma das principais demandas da  comunidades e dos agricultores, principalmente dos pequenos produtores do Projeto Formoso. Pela  Lei de Irrigação, é uma obrigação da Codevasf, do Governo Federal, porém ao longo dos anos, com a grande escassez de recursos não foi possível ser disponibilizado através do Ministério, ao qual a Codevasf está vinculada, recursos para que fosse contratada tal assistência técnica”, relambera.

Por isso, é com  muita satisfação que a gente hoje reinicia as atividades de assistência técnica no Perímetro Formoso, que desde 2013, 2014, não era atendido

Harley frisa, que mesmo diante dos desafios, conseguiu construir boas conversas e ações em prol dos produtores, buscando junto ao Deputado Federal Arthur Maia, essa demanda. “E ele por ter uma amizade muito grande com o atual presidente da CNA, Dr. João Martins, no ano de 2019, e em sintonia com a Ministra da Agricultura, a Dra. Tereza Cristina, viabilizou através da CNA a parceria com o SENAR para que fosse possível a assistência técnica no Projeto Formoso”, disse.

O Superintendente lembra ainda, que foram vários passos para que o produtor do Projeto Formoso conseguisse essa grande conquista. “E um dos encaminhamentos, foi a criação do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, junto com o Distrito de Irrigação e o Senhor Ervino Kogler, que aceitou o desafio de fundar e tocar a entidade para frente. “Por fim, a assistência técnica hoje está restabelecida no Perímetro. São passos que eu tenho certeza que no futuro muito próximo, a assistência técnica será reconhecida pelos produtores com a atuação desses técnicos especialistas que estarão no dia a dia do Perímetro, certamente a demanda será aumentada. E sem dúvida, não demoraremos para termos  todo Perímetro do Projeto Formoso sendo atendido pela assistência técnica, finalizou.

A assistência técnica é uma grande conquista dos produtores do Projeto Formoso, graças a fundação do  Sindicato Rural, e a ajuda do Distrito de Irrigação, da Federação da Agricultura e da Superintendência Regional da Codevasf, que tem apoiado todas as  ações no Perímetro Irrigado.

A assistência no Perímetro Irrigado Formoso, que é um dos maiores produtores de banana do Brasil,  é fruto da mobilização da Codevasf, juntamente com o Distrito de Irrigação e os produtores, que conseguiram viabilizar a proposta de  criação do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa. Dando condições para a entidade fazer convênios, e facilitar o serviço ao produtor, junto a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB). Com isso, os encaminhamentos ganharam força, após á última reunião realizada no Projeto Formoso no final de 2019, com a presença dos presidentes da Codevasf e Banco do Nordeste.