O Distrito de Irrigação Formoso é reconhecido nacionalmente com um dos principais fornecedores de banana do Brasil. Sucesso que é conquistado pela estrutura gigante montada na área que compõe o Perímetro Irrigado, gestão interna e principalmente pela contribuição dos agricultores que fazem parte do DIF.
O trabalho de manter ativa e eficiente toda essa estrutura é desafiador e tem um custo elevado de funcionamento. São 300 quilômetros de estradas, 87 quilômetros de canais, cerca de 120 motores em operações simultâneas, representando 8,5 MW (Megawatt), a manutenção de toda a patrulha mecanizada, a manutenção civil predial, serviços de drenagem, a gestão de pessoal e atividades variadas, que exigem comprometimento e eficiência na gestão do Conselho Administrativo e o envolvimento de todos os produtores, que formam o Distrito de Irrigação Formoso.
Estações de bombeamento
O DIF tem 30 estações de bombeamento que operam 365 dias do ano e toda a manutenção eletromecânica e feita pela equipe técnica do Distrito. São cerca de 150 km de adutoras que contam com as intervenções e reparos necessários feitos pelo DIF e precisam estar ativas para que a produção não pare.
Por isso o Distrito precisa realizar constantes intervenções para que o produtor tenha a segurança na produção, com todo o sistema funcionando.
Como os trabalhos que estão feitos no canal de distribuição CS11, que passa por processo de recuperação com o objetivo de reduzir vazamentos e garantir a integridade do processo de condução de água até os lotes agrícolas.
O DIF iniciou os reparos nesse sistema no dia 03 e segue até o dia 09 deste mês, atuando no processo de fabricação das placas danificadas, limpeza, impermeabilização de juntas e trincas de dilatação.
Importância da ação
Trata se de uma demanda importante, e de alta complexidade, já que esse tipo de serviço deve ser feito com agilidade, pois os produtores não podem ficar longos períodos sem fornecimento de água.
O trabalho exige uma mobilização de quase toda a equipe de manutenção do DIF para dar celeridade ao serviço de recuperação.
O Distrito de Irrigação Formoso segue trabalhando, sendo exemplo de produção, geração de renda e empregos, organização e comprometimento com os produtores, com as famílias que residem do Perímetro, com a cidade de Bom Jesus da Lapa e com o Brasil.