A comunidade quilombola do Rio das Rãs esteve reunida na tarde deste domingo(25) para prestar as últimas homenagem a Eduardo Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais(STR) de Bom Jesus da Lapa, que estava desaparecido desde o dia 21 de junho, e foi encontrado no dia 20 de novembro, já em elevado estado de decomposição.
O enterro de Eduardo foi marcado por muita comoção, e união da comunidade em torno da família de uma das principais lideranças quilombolas do Rio das Rãs, que também fez parte da luta pelo reconhecimento da localidade.
Natural do Rio das Rãs, que é uma das primeiras comunidades quilombolas reconhecidos no Brasil, Eduardo Pereira dos Santos tinha 64 anos, tinha mais de 20 anos de filiação no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jesus da Lapa, e assumiu a presidência da entidade em janeiro de 2016.
E mesmo o sindicalista sendo encontrado morto, o sepultamento dos seus restos mortais deixou familiares e amigos mais aliviados, depois de cinco meses de mistério. A Polícia Civil continua investigando o caso para descobrir as causas da morte.