Esta quinta-feira, 16 de julho, foi um dia de muitas emoções para o Capitão Tenente André Luiz Moura Mateus, 44 anos. Após dois anos frente ao Comando da Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa, com trabalhos prestados ao município e a região, o militar da Marinha do Brasil, retornará para o Rio de Janeiro.
A homenagem ao Comandante aconteceu logo após a cerimônia de troca de comando realizada no período da manhã. E contou com a presença do Capitão dos Portos da Capitania Fluvial de Juazeiro, Luís Felipe; do representante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III de Bom Jesus da Lapa), SG-Fab Brasil, Sub Comandante; do Comandante da 38ª CIPM, Tenente-Coronel Normanha e outros militares e representantes da sociedade civil e pública do município. A Agência Fluvial da Marinha agora passa a ter no comando o Tenente Robson Parada da Silva, que já assumiu as funções.
O Comandante Mateus perdeu os pais recentemente, e durante a cerimônia de homenagem não conteve as lágrimas, especialmente quando recebeu várias homenagens dos seus ex-comandados, ao ser presenteado com vários símbolos representando a Agência da Marinha de Bom Jesus da Lapa, além de uma pintura com a imagem dos seus pais. Como também de um vídeo que apresentou alguns momentos junto da instituição, tanto das missões como dos momentos de lazer e amizade entre os comandados, além de vídeos enviados por familiares do Rio de Janeiro, que não puderam estar presentes em função da pandemia.
Durante a falas, o novo comandante da agência destacou, que o Capitão-Tenente Mateus, durante os seus onze meses e 20 dias frente a Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa exerceu com ampla competência e profissionalismo, sempre buscando enaltecer sua tripulação, com seu empenho, abnegação e espirito de equipe, por meio de decisões que efetivamente engradeceram o nome da Agência.
E dentre as diversas realizações na sua gestão destacam as ações no setor do Ensino Profissional Marítimo, com a formatura de 26 turmas que formaram 652 novos aquaviários, possibilitando a profissionalização dos cidadãos da região.
Em apoio a Policia Militar da Bahia, instruiu, por meio de Curso Especial para Tripulação de Embarcações do Estado no serviço Público (ETSP), 23 Policias Militares, possibilitando mais uma ferramenta para a instituição.
No setor da Segurança do Trafego Aquaviário, foram realizadas fiscalizações em 1.880 embarcações, durante as Inspeções Navais, bem como foram proferidas 24 palestras e campanhas educativas para 702 ouvintes, buscando assim orientar os navegantes sobre a importância da busca constante elevar a mentalidade marítima.
Também foram emitidas 203 Carteiras de Habilitação de Amador(CHA), para os navegantes de embarcações de esporte e recreio, e registradas mais de 349 embarcações.
No setor administrativo, algumas reformas puderam ser feitas, como de parte dos pátios da Agência, dos alojamentos, copas e banheiros da Guarnição, do piso do pátio principal, do paiol da Seção de Manutenção de Embarcações e Viaturas e da área de convívio social.
Para o maior conforto aos usuários dos serviços da Agência, foi implantado o Grupo de Atendimento ao Público (GAP).
No setor de Manutenção de Embarcações e Viaturas, a Agência Escola Flutuante “Saldanha Marinho” e a embarcação “Carcará” foram revitalizadas, ampliando a capacidade operativa de AgBJLapa.
No setor social, por meio do Projeto Pátria Amada Brasil, foram realizadas eventos cívicos em escolas da região, como o Cerimonial à Bandeira Nacional, com a participação de diversos alunos, que puderam presenciar um pouco como é a vida marinheira.
E a Operação Cisne Branco, que consiste em um concurso de redação em âmbito nacional, com temas voltados para atividade marítima.