Depois de denúncias de moradores, comerciantes e turistas, a Polícia Militar de Bom Jesus da Lapa, fez uma operação para checar possíveis abusos cometidos flanelinhas. A informação é de pessoas não registradas para o trabalho de guardador, estão extorquindo os visitantes e até mesmo comerciantes lapenses.
Para evitar esse abuso, “a Polícia Militar desempenhou na tarde desta segunda-feira (30) a operação contra estes ‘flanelinhas’ em Bom Jesus da Lapa, que estão atuando de forma irregular e irresponsável”, informou a Corporação.
A PM ainda informa que os responsáveis pela prática delituosa serão conduzidos à Delegacia de Polícia.
O Ten Cel PM Normanha, Comandante da 38ª CIPM, agradeceu a colaboração da população e solicitou que qualquer cidadão pode comunicar, inclusive, ligando no número 190 e denunciando onde tais flanelinhas irregulares estão atuando e praticando qualquer tipo de extorsão.
A Lei Federal nº 6.242 de 1975 trata da profissão de guardador e lavador autônomo de veículos automotores, os chamados “Flanelinhas” e coloca duas condições para que eles exerçam essa profissão:
1) Serem registrados na Delegacia Regional do Trabalho, ou em órgão do Poder Público indicado por parceria com essa Delegacia e
2) Atuação permitida apenas em locais indicados pela autoridade municipal.
Já a extorsão é o ato de obrigar alguém a tomar um determinado comportamento, por meio de ameaça ou violência, com a intenção de obter vantagem, recompensa ou lucro. É um crime tipificado no artigo 158 do Código Penal Brasileiro.