A crise política atual no Brasil tem contribuído com a redução de investimentos por parte do governo, e isso tem inibido o crescimento econômico do país. Como consequência os municípios tem enfrentado dificuldades pra manterem seus compromissos financeiros em dia. Diante da situação de redução de gastos, os gestores públicos tem tomado várias iniciativas, tentando manter equilibradas as contas.
Diante das dificuldades apresentadas, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bom Jesus da Lapa(SAAE), Gerson Nunes, desde que assumiu a pasta, vem fazendo investimentos na qualificação dos servidores da autarquia com o intuito de aperfeiçoar a realização dos mais diferentes trabalhos, principalmente no âmbito administrativo. Recentemente o diretor junto com as gerentes do setor financeiro Cinthia Cibele e do RH Rejane, participaram de um curso sobre Gestão e Auditoria na folha de pagamento dos servidores públicos. Com o palestrante Dr. Inácio Magalhães Filho, Mestre em administração pública, conselheiro do tribunal de contas do Distrito Federal e atual corregedor da corte.
O Conselheiro fez uma abordagem detalhada da gestão e composição salarial dos servidores, com demonstrações práticas que possibilitam a redução dos gastos com pessoal. Destacando a Lei de Responsabilidade Fiscal, a manutenção do índice de pessoal dentro do limite é imprescindível. Frisando, que só agindo de forma criteriosa os órgãos públicos terão a condição de fazerem os investimentos necessários em outras áreas.
De acordo com a Gerente Financeira, Cinthia Cibele, cursos nas áreas de Licitação, Prestação de Contas, Gestão de Pessoal e de outras áreas ligadas a gestão, tem gerado resultados positivos na precisão e redução de custos para a Autarquia. E que a gestão atual do SAAE tem conseguido reduzir custos na aquisição de bens e serviços através das licitações que estão sendo aperfeiçoadas por meio do conhecimento obtido nestes cursos.
De acordo o Diretor do SAAE, Gerson Nunes, este tipo de capacitação, é uma atividade que, com certeza, trará uma significativa parcela de contribuição para o equilíbrio dos gastos na autarquia, além de propiciar indicativos que norteiem a execução da gestão dos recursos humanos com eficácia, efetividade e qualidade.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa no (77) 99902.8768