Guanambi: Morte de menina de 4 anos por picada de escorpião deixa pais em alerta

0
GrupoSCosta-350x250px
Após a picada e inoculação do veneno, o veneno pode agir apenas no local ou provocar manifestações por todo o corpo. As manifestações são mais intensas quanto maior a quantidade de veneno inoculado e quanto menor o tamanho do indivíduo. Assim, em crianças, especialmente as pequenas, o acidente é potencialmente mais grave.

Uma menina de 4 anos morreu nesta quinta-feira (20) após ser picada por um escorpião na fazenda Enza, zona rural do município de Sebastião Laranjeiras. Conforme informações da família a vítima, identificada como Micaele Oliveira Dantas, estava brincando dentro da casa onde morava, quando foi picada na mão. Ela foi levada para o Hospital Walter Leão Rocha do município, onde foi medicada contra o veneno.
No entanto, o caso se agravou e a criança foi transferida para o Hospital Regional de Guanambi. Ela não resistiu e morreu no período da noite.

O caso chama a atenção dos moradores, já que é uma situação nova na região e deixa os pais em alerta.

Veja algumas dicas para evitar e para  proteção:

– manter as camas e os berços afastados, no mínimo, 10cm da parede;

– evitar que lençóis e mosquiteiros de berço toquem no chão;

– não deixar acumular lixo e entulho de obra nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências (se tiver feito obra em casa e tiver restos de material de construção que tenham sobrado e estejam armazenados, mude-os periodicamente de lugar);

– manter jardins e gramados aparados e bem cuidados;

– mesmo que o veneno comum não mate os escorpiões, mantenha a dedetização da sua casa em dia, pois ela mata as baratas, que são a principal fonte de alimento dos escorpiões;

– despeje água sanitária semanalmente nos ralos;

– antes de se vestir, bata os sapatos, luvas, bolsas, etc, sacuda as roupas (inclusive as de cama) para ver se não existem escorpiões dentro.