A reitora Pro Tempore da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Dra. Iracema Veloso, deu posse ao novo diretor e vice diretor do Centros Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa, os professores Tony Silva Almeida e Issao Sato. A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira (7) e contou com a presença a comitiva da Reitoria, professores, estudantes do Campus e diversas representações do município.
Os novos gestores, eleitos pela comunidade, assumem para um mandato de quatro anos, de 2019 a 2023.
No uso da fala, o professor Antônio Oliveira de Souza, ex-diretor do Campus, relembrou das dificuldades do Centros Multidisciplinar, que mesmo o Campus estando em consolidação, foi possível realizar várias conquistas. E agradeceu o apoio das três categorias da instituição, as quias foram importantes para a efetividade de diversas ações. “Sem a ajuda de todos eu não teria conseguido fazer um bom trabalho. Eu tenho muita gratidão a esse Campus, e a todos aqui. Tenho que agradecer por ser um servidor público e está numa região que precisa muito do nosso empenho, para que esse processo da interiorização do ensino se consolide”, destacou.
O diretor, também se disponibilizou a construir um diálogo produtivo em prol da Universidade. E destacou que universidade pública tem que sonhar e planejar. “Esse é o papel da universidade, porque ela existe para crescer, e fornecer um ambiente de crescimento para os estudantes que aqui entram. E isso, é oque a gente sabe fazer, planejar, pensar e desenvolver”.
Sobre os bloqueio dos recursos para as universidades públicas, Tony frisou, que diante dos ataques que as instituições de ensino superior tem sofrido no Brasil, a melhor forma de responder, é mostrando para sociedade com resultados e trabalho. “E é isso que nós temos feito. Temos promovido conhecimento, e ajudado a desenvolver a região e o nosso país”, disse.
A reitora destacou que o momento de transição do Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa, de forma livre e democrática, é um momento histórico, de muitas alegrias, importante para o fortalecimento da instituição, por representar a sua consolidação.
A Região de Bom Jesus da Lapa tem vocação para o desenvolvimento de tecnologias de energias renováveis e é sobre essa premissa que se norteia o futuro da UFOB em relação a novos cursos de graduação e pós graduação.
Graduado em bacharelado em física, pela UEFS, o professor Tony Silva tem Mestrado e doutorado em gravitação e cosmologia, pela Universidade Federal da Paraíba(UFPB), e entrou na UFOB em 2016.
Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa no (77) 99834-7559