Projeto de pesquisa do IFBaiano de Bom Jesus da Lapa permite aproximar estudantes da realidade  do Projeto Formoso e fomentar o associativismo entre os produtores

0

 

dif projetoEstimular a capacidade de organização dos pequenos produtores de banana do perímetro do Projeto Formoso, provocar a criação de atividades conjuntas, e despertar o associativismo para, de uma forma conjunta, enfrentarem os seus problemas.

Essa é a proposta de três jovens filhos de produtores do Projeto Formoso “A”, Carivaldo Pereira, Maria Vitória e Jaiane Dias,  alunos que fazem parte do  curso Técnico em Informática do IF Baiano, campus Bom Jesus da Lapa, que sob orientação da professora maria aparecida Brito,  estão desenvolvendo um trabalho de Iniciação Científica sobre a importância de fomentar o associativismo local como forma de fortalecimento das ações dos pequenos produtores do perímetro irrigado.

DSC_0282

O projeto foi apresentado pelos estudantes  na última sexta-feira(26), no auditório do Distrito de Irrigação Formoso (DIF), onde foram apresentadas e discutidas as etapas que  já foram desenvolvidas por  eles.

DSC_0280Na oportunidade relataram a importância da pesquisa para sua formação escolar e as expectativas quanto aos resultados esperados.  “Para mim foi uma surpresa descobrir que moro atualmente numa localidade que é o maior produtor de banana do Brasil. Queremos buscar soluções para melhorar a renda e o desenvolvimento das nossas próprias famílias contribuindo com o conhecimento que adquirimos na escola e mudando nossa própria realidade”, relatou um dos pesquisadores.

DSC_0276Os estudantes também destacaram a importância e os desafios que serão encontrados para fazerem a proposta se tornar uma realidade dentro do perímetro  irrigado. “Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas o nosso interesse em desenvolver este projeto surgiu da necessidade de mudar a realidade produtiva de nossas famílias. Queremos trazer um retorno para nosso local de vivência”, destacou.

A atividade contou também com a participação de Bruno Azevedo de Araujo, representando o SEBRAE, que durante a sua fala, apresentou as alternativas oferecidas pelos pelo Estado, para a criação de pequenos empreendimentos, por meio de associações.

DSC_0261O público presente no evento reconheceu a importância  de valorizar a iniciativa dos estudantes que já apresentam um perfil de pesquisadores.

Na abertura a apresentação, o presidente do Conselho Administrativo  DIF, o Sr. Antonio Marcio Rodrigues, destacou a  importância do trabalho dos estudantes para o Perímetro Irrigado. Destacando o papel social do IFBaiano, no desenvolver de pesquisas que busquem dar um retorno para a comunidade do Projeto Formoso, onde a instituição está inserida.

DSC_0257O  presidente destacou a importância de filhos dos produtores, a exemplo dos três estudantes, que a partir da pesquisa junto ao IFBaiano passaram a conhecer melhor a realidade e os  desafios do perímetro. E apresentarem propostas para melhorar a realidade do produtor, por meio do incentivo ao  associativismo.

Ele lembrou, que o Projeto já passou por muitas dificuldades para se sustentar, e ainda passa, no entanto, graças a luta de cada produtor o perímetro se tornou um dos maiores produtores de banana do país. E para continuar crescendo, é preciso que todos se envolvam, para conhecer e continuar construindo o trabalho. “Precisamos estar mais juntos, porque na maioria das vezes os produtores só aparecem para uma reunião quando as coisas estão difíceis, mais quando as coisas aperta todos se mobilizam. Precisamos nos fortalecer, conhecendo melhor o trabalho do Distrito, e participando, tanto para cobrar, como também, para ver o que está sendo feito. Por isso, o DIF é parceiro de ações como essa, do IFBaiano, que busquem fomentar o associativismo aqui com o nosso produtor. Parabenizamos a iniciativa e esperamos que os resultados sejam favoráveis”, finalizou.

O DIF propôs a criação de uma pequena indústria, como plano piloto, em uma das vilas, com a parceria do Sebrae.

Mesmo o Perímetro Irrigado do Projeto Formoso “A” e “H”, passando a se destacar como um dos maiores produtores de banana do Brasil, infelizmente não conseguiu ainda ter uma  agroindústria para reaproveitar a grande quantidade  de banana que é descartada na área, que poderia ser utilizada na produção de outros subprodutos da fruta. E com a proposta da pesquisas dos estudantes do IFBaiano, junto ao Sebrae, promover a  capacitação, educados e em regime associativista, com a proposta de ajudar o pequenos produtor, a partir da organização e do desenvolvimento da capacidade de defender seus próprios interesses coletivos.