Professores do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB trabalham na produção de máscaras em impressoras 3D para profissionais da saúde, através do Face Shield for Life 3D para produção de EPIs de proteção facial para profissionais de saúde, que estão na linha de frente nos hospitais, lutando contra o Covid-19. Os equipamentos produzidos estão sendo entregues aos profissionais de saúde da rede pública do Estado da Bahia.
A produção das máscaras está sendo feita de forma colaborativa e voluntária de Makers com impressoras 3D, profissionais de saúde, pesquisadores, professores, alunos e colaboradores em diversas áreas.
A ação foi idealizada pelos professores Leandro Brito Santos e Kleymilson do Nascimento Souza, ambos da UFOB, do Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa, que começaram com as ações principais do projeto em Salvador, com a proposta de atender o Hospital Couto Maia, mas os pesquisadores resolveram expandir o trabalho para Bom Jesus da Lapa, onde montaram uma estrutura básica, usando impressoras pessoais, que posteriormente recebeu o apoio da Diretora do Campus XVII da Universidade Estadual da Bahia-UNEB, Cynara Santo-se, começando a fabricar novas unidades, que já estão sendo disponibilizadas para a Secretaria Municipal de Saúde do Município.
O projeto foi baseado no modelo Prusa Protective Face Shield – RC3, que além de aumentar a proteção por cobrir toda a face dos profissionais reduzindo os riscos de contaminação, o protetor facial também aumenta o tempo de vida útil das máscaras respiratórias, como é o caso da N-95, em falta no mercado brasileiro e mundial. Passando a ser uma referência para mais de 15 grupos na Bahia, até o momento, que também passaram a produzir o material para colaborar com os profissionais de saúde que estão na luta contra o coronavírus.
As máscaras são feitas com impressoras 3D que usam filamentos poliméricos, atendendo as normas estabelecidas pela RDC Nº 356, DE 23 DE MARÇO DE 2020, tendo por finalidade ampliar o campo de proteção em procedimentos que possam gerar gotículas na face do profissional de saúde, devendo ser mantido o uso das máscaras e outros EPIs recomendados para procedimentos específicos.
Até a última sexta-feira, 27 de março, já tinham sido fabricados 901 protetores faciais pelo projeto Face Shield for Life 3D, sendo que 200 deles serão entregues ao Hospital Couto Maia, referência em infectologia. Toda a produção excedente será destinada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – Sesab.
Saiba mais sobre
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias de Bom Jesus da Lapa.