Primeiro dia de Toque de Recolher começa com fiscalização em Bom Jesus da Lapa

0

 

A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, através da Guarda Civil Municipal(GCM), com o apoio de três guarnições da Polícia Militar da 38ª CIPM , iniciaram uma operação  na noite desta quinta-feira(23), para fiscalizar se bares e conveniências da cidade se  estão cumprindo com a nova medida de biossegurança contra o contágio do Covid-19, o Toque de Recolher.

A ação começou às 21h. As equipes percorreram o centro e todos os bairros da cidade  com o objetivo de orientar, fiscalizar e até punir os estabelecimentos que não estiverem cumprindo com as medidas de biossegurança, o toque de recolher ou com outras irregularidades como alvará.

Os locais visitados continuam sendo os que tiveram maior número de denúncias de irregularidades registradas nos últimos dias. A operação vai acontecer durante todos os 10 dias no horário do Toque, inclusive aos finais de semana e horários variados, na tentativa de coibir aglomerações e comportamentos que vão contra as medidas de segurança contra o coronavírus.

De acordo o prefeito Eures Ribeiro,  a decisão da determinação do  Toque de Recolher levou em consideração a alteração da situação epidemiológica do Município, com o crescimento do número de casos confirmados. O gestor  afirmou ainda,  que  o amento de casos foi  causado em função do  desrespeito  as regras do isolamento social, já que  muita gente continua  comemorando aniversários, fazendo casamentos, e provocando aglomerações, tanto nas residências, “em locais escondidos”,  como nos bares.

Conforme o novo decreto, fica  estabelecida a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 21h às 6h.

Ainda de acordo a determinação,  fica autorizado, das 21h às 6h, somente o funcionamento dos serviços essenciais e, em especial, as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde.

O Decreto  também estabelece  que a Polícia Militar, apoiará as medidas necessárias que estão sendo  adotadas pelo Município.