Mesmo de forma lenta, a vacinação contra o novo coronavírus se tornou um realidade em todo o Brasil. Por isso, a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa divulgou, nesta terça-feira (19), o ‘Plano Municipal para a Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19’. O plano tem o objetivo de apresentar a estrutura do município para o recebimento das vacinas, bem como, identificar o planejamento de todas as fases do processo de imunização, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.
O município prevê quatro etapas de vacinação, começando pelos grupos prioritários, como idosos do Abrigo dos Pobres e profissionais da linha de frente do combate ao coronavírus. De acordo a Secretaria Municipal de Saúde, tudo foi pensado para garantir que a população receba a vacina de forma organizada.
Segundo a prefeitura, inicialmente o município receberá um quantidade pequena, um pouco mais de 500 doses.
A continuidade da aplicação das doses depende das próximas fases do Plano Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúdo, que fornece as vacinas ao Estado da Bahia, e o governo distribui aos municípios baianos.
Chegada da vacina
Na manhã desta terça-feira (19), o prefeito Fábio Nunes, acompanhado do Secretario Municipal de Saúde, Euler Nogueira, foram buscar o primeiro lote de doses da CoronaVac na cidade de Santa Maria da Vitória. Idosos do Abrigo dos Pobres e Profissionais de Saúde que estão na linha de frente no enfrentamento a Covid-19 no município serão os primeiros a serem vacinados. E a primeira dose deverá ser aplicada no inicio da manhã desta quarta-feira(20).
Em entrevista cedida a Rádio Bom Jesus FM na manhã de hoje, o prefeito de Fábio Nunes afirmou que a cidade está preparada para a vacina, mas que aguarda a chegada de mais lotes do imunizante para que toda a população comece a ser vacinada, e que as medidas de segurança devem ser mantidas. Ele afirmou ainda, que irá em Salvador e Brasília(DF) para buscar conseguir, o mais rápido possível, o restante da vacina para imunizar toda população lapense.
Como será a vacinação por fases
FASE 1
Trabalhadores da área da saúde, idosos com mais de 75 anos, e acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, no caso específico de Bom Jesus da Lapa, o Abrigo dos Pobres.
FASE 2
Idosos de 60 a 74 anos em qualquer situação.
FASE 3
Indivíduos com comorbidades crônicas, transplantados e obesidade.
FASE 4
Profissionais da educação, pessoas com deficiência severa, primeiros socorristas, funcionários de sistemas prisionais, trabalhadores de transporte coletivo, transportadores, rodoviários de cargas e a população privada de liberdade.