Por determinação do Governo do Estado pacientes da hemodiálise de Bom Jesus da Lapa deverão ser encaminhados para Barreiras

0
Imagens ilustrativa

A notícia da mudança de local, de Guanambi para Barreiras, para que pacientes de Bom Jesus da Lapa realizem o procedimento de hemodiálise causou indignação nos usuários do Sistema Único de Saúde e seus familiares, que agora farão um trajeto maior (ida e volta) de pelo menos 400 quilômetros de distância.

Sobre este assunto, a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa emitiu uma nota, informando que a determinação é do Governo da Estado para que os pacientes em tratamento de hemodiálise para Bom de Bom Jesus da Lapa deverão ser encaminhados para Barreiras

O Município informa que até o final do ano de 2019 o tratamento de diálise ocorreu na cidade de Guanambi, devido à proximidade entre os municípios, e não só os pacientes de Bom Jesus da Lapa eram encaminhados para Guanambi, mas também os pacientes de Serra do Ramalho, Sítio do Mato e municípios vizinhos.

De acordo com a informação, haverá a mudança para a cidade de Barreiras para continuação de tratamento, baseada numa resolução estadual. Conforme determinação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia-SESAB, em ofício nº 406/2019 de 8 de novembro de 2019, informa que consta em documento anexo nº 321/2018 sobre desenho regional da rede de atenção à saúde das pessoas com doenças crônicas, que deverá ser seguido pelas clínicas de hemodiálise da região de saúde.

A prefeitura explica que essa resolução tem força estadual, que acaba sendo superior a qualquer regulamentação municipal e entrará em vigor no início de 2020. Os atendimentos serão de acordo com regionalização geográfica do estado da Bahia, Guanambi está localizada na região sudoeste do estado e atenderá prioritariamente pacientes daquela região; como pertencente a região oeste do estado os pacientes de Bom Jesus da Lapa serão encaminhados para o município polo da região, Barreiras.

A nota tambem esclarece sobre quem já está sendo atendido em Guanambi.

Sobre os pacientes que já estão em atendimento

A diálise em Barreiras terá início dia dois de janeiro, com o horário de 12h. Atualmente são 24 pacientes que utilizam da diálise no município; desses, nove irão continuar em Guanambi, pois são pacientes com estado mais delicado de saúde, por isso permanecerão naquela região.

Já os outros 15 pacientes serão deslocados para Barreiras e contarão com toda estrutura fornecida pelo município; micro-ônibus, alimentação e casa de apoio. O transporte tem disposição por três vezes na semana, quando sairá o micro-ônibus nos dias (terça, quinta e sábado) 5h da manhã em direção a Barreiras.

O atendimento será na Nefroeste – Centro de Hemodiálise e Hemoterapia, com endereço. Av. Clériston Andrade, 1203 – Vila Brasil, Barreiras – BA, 47801-255 e o telefone de contato é (77) 3611-3427

A prefeitura disse que os pacientes foram informados com antecedência sobre as mudanças ocorridas e como seriam feitas. Concluindo o comunicado, foi informado que a Clínica de Dialise de Bom Jesus da Lapa ficará pronta em março de 2020, o que facilitará a vida desses pacientes.