O ano terminou, e chegou a hora de planejar as finanças para começar 2018 no azul, mantendo as contas em dia ao longo de 12 meses. De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), parte da população ainda tem recorrido a empréstimos para conseguir fechar as contas mensais. Segundo outro levantamento do Monitoramento Simplic de Crédito Online, uma em cada três solicitações de crédito concedidas no Brasil ainda tem como objetivo manter as despesas domésticas em dia.
A situação é difícil até para quem está empregado, uma vez que dois em cada cinco brasileiros precisam de renda extra para fechar o mês.
Ainda de acordo com os dados do SPC Brasil e da CNDL, 80% de brasileiros cortaram gastos no primeiro semestre de 2017. Mas muitas pessoas não têm conseguido controlar as finanças e estão com débitos acima da capacidade de pagamento. O resultado é um índice de inadimplência que atinge 66 milhões de pessoas. Isso quer dizer que quase 40% da população brasileira não têm mais meios de pagar suas próprias dívidas.