Em nova medição realizada na manhã desta segunda-feira, 1º de maio, o nível do Rio São Francisco se mantém em 3,80 metros na cidade de Bom Jesus da Lapa, de acordo o monitoramento feito para Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho, feito por Dona Maria Alice na Barrinha.
Além da vazão não ser normal para o período, o rio já se mantem acima no nível há mais de quatro meses.
Segundo Dona Maria Alice, mesmo a vasão do Velho Chico oscilando na cidade de Bom Jesus da Lapa, vem mantendo o nível acima do normal para o período, já que nos últimos anos, o rio sempre ficou abaixo do normal nessa época do ano. “Depois das últimas cheias desse ano, o rio baixa um pouquinho, depois sobe de novo outro pouquinho. Ontem por exemplo, ele estava em 3,78, e hoje pela manhã, já estava em 3,80. Está assim, ele aumenta um pouco, depois da uma paradinha, e vai sustentando”, desse.
Diferente dos últimos anos, o Rio São Francisco apresentou duas cheias nos primeiros três meses de 2020. A primeira foi causada pelas chuvas que caíram na região do Norte de Minas Gerais, onde o nível do rio chegou a 7,33 metros na cidade de Bom Jesus da Lapa. Já a segunda cheia, aconteceu após a Cemig realizar a abertura parcial das comportas da Hidrelétrica de Três Marias, e fez o nível do rio elevar em 8,14 metros.
Com as cheias desse ano, todas as lagoas e alagadiços das margens do Velho Chico na região de Bom Jesus da Lapa receberam água.
CLIQUE AQUI E CURTA A PÁGINA DO SITE NOTÍCIAS DA LAPA E FIQUE ATUALIZADO.