Com as principais capitais do país em quarentena, houve um grande deslocamento de pessoas para região de Bom Jesus da Lapa na última semana, em ônibus e veículos particulares, vindos especialmente de São Paulo e Brasília. Muita gente se esqueceu de um simples fato, o vírus também é transmitido por parentes e os primeiros sintomas só aparecem dias depois.
Essa informação chegou a redação do site Notícias da Lapa através de grupos de Whatsapp, e após fazermos uma checagem, mostrou-se real, na maioria das vezes são parentes ou filhos de Bom Jesus da Lapa, que tem a falsa sensação de que o vírus não irá chegar ao interior do município, e há ainda um agravante, quando chegaram nas localidades, não fizeram a devida quarentena, comprando bebidas alcoólicas, fazendo o consumo nas portas de casa ou em alguns bares com a família. E isso se torna um problema, já que as localidades não tem um PSF preparado para receber um paciente com o novo coronavírus.
Após várias denuncias, a Polícia Militar fez o patrulhamento em várias localidades do interior de Bom Jesus da Lapa na noite desta segunda-feira(23), obrigando o fechamento dos bares que não estão respeitando o decreto da prefeitura, que determina o fechamento desse tipo de estabelecimento na sede e no interior do município.
Para evitar que pessoas de outras regiões do país cheguem o município, especialmente de regiões onde já existe registro de grande quantidade de casos confirmados de Covid-19, as barreiras sanitárias começaram a monitorar as principais entradas de Bom Jesus da Lapa no último domingo(22), para fiscalizar a chegada de ônibus intermunicipais na cidade. A medida foi tomada após decreto feito pelo governador Rui Costa, publicada no sábado (21).