Com o inicio das chuvas BA 160 fica intransitável; comunidades ficam sem atendimento médico e vereador não consegue participar de sessão em Bom Jesus da Lapa

0

 

governo-estrada

O ano de 2018 foi mais um ano de promessas não cumpridas  para as populações que precisam da rodovia BA 160, na região de Bom Jesus da Lapa. A principal via de acesso para  19 comunidades, de maioria quilombola,  que esperavam ao menos o cascalhamento da estrada por parte do Governo da Bahia. Infelizmente, mais uma vez o ano está terminando, e a situação parece ser pior que os anos anteriores, com a chegada das primeiras chuvas. Situação relatada por moradores de várias localidades que viajaram nesta segunda-feira(12) para a cidade de Bom Jesus da Lapa e passaram por várias dificuldades no percurso.

Hoje, terça-feira(13), em função da grande quantidade de lama e buracos em vários trechos da BA 160, e das dificuldades do dia anterior,  nenhum ônibus fez linha para as localidades, os médicos não tiveram como ir prestar atendimento no Território Quilombola do Rio das Rãs, e um dos representes do legislativo da Câmara de Bom Jesus da Lapa que mora na localidade, não teve com vim participar da sessão.

“Ontem eu fui para Lapa, como tinha chovido, e a noite parou, o rapaz aqui do ônibus, Edson, ele foi, mas a estrada tava tão ruim, que teve hora que parecia que o ônibus ia tombar. O ônibus tava indo sentido a Lapa, ele começou a rodar na estrada de tanta lama. E o medo de lá pra cá? Mas graças a Deus que saiu um só [ônibus], e chegando começou chover. Então, hoje o ônibus não foi por causa disso, por causa da chuva, porque a estrada não dá para passar mesmo, não tem como passar. E se continuar chovendo, não vai ter como ônibus nenhum ir, e o pessoal daqui ir. Até de moto tá complicado de ir, se continuar chovendo assim, não vai ter como ir, porque a estrada tá ruim. A situação que tá daqui pra Lapa, hoje nem os médicos nenhum veio médico”, relatou uma moradora do Rio das Rãs à nossa redação do Site Notícias da Lapa via whatsApp.

História de descaso da BA 160

A BA 160 começa em Ibotirama e termina em Malhada, é a principal estrada que liga Bom Jesus da Lapa a uma das primeiras comunidades quilombolas reconhecidos no Brasil, Rio das Rãs.  A respectiva estrada foi inaugurada em 1990, com a  intenção de escoar a produção do projeto Formoso, se tornando na época um importante  elo para o Norte de Minas Gerais. Só que infelizmente, depois de alguns anos, foi esquecida pelo poder público, sendo considerado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) por diversas vezes como uma das piores do Brasil.

Primeira promessa de recuperação no ano de 2017

Depois de várias cobranças por partes das comunidades e dos vereadores de Bom Jesus da Lapa, o governo da Bahia, Rui Costa, no ano de 2017 em uma visita a cidade de Paratinga, afirmou que iria licitar a recuperação da BA 160.

Segunda promessa de recuperação da BA por meio do Consorcio do Velho Chico

Já em junho de 2018, aproveitando a visita do Governador ao município de Bom Jesus da Lapa, as  comunidades Quilombolas fizeram uma manifestação com apoio de lideranças da Igreja Católica na frente do  aeroporto da cidade cobrando a recuperação da BA 160, trecho de Bom Jesus da Lapa à Malhada. Diante das cobranças. Rui Costa anunciou a recuperação da via. Garantindo que seria feito um trabalho  de forma emergencial com  cascalhamento, através do Consorcio do Velho Chico, para melhorar a trafegabilidade, e posteriormente, até dezembro  deste ano seira feito  o processo licitatório para a recuperação asfáltica. Na oportunidade o  governado recebeu um documento da Comissão, representado a BA 160, solicitando um projeto definitivo dos 60 Km  de asfalto. “E eu já autorizei, já determinei, que além desses R$ 650.000,00, eu já determinei ao Secretário Marcos que publique a licitação do projeto, para que até dezembro a gente tenha o projeto executivo, e possa em seguida licitar a estrada”, afirmou Rui na época.

O anuncio do governador deixou cheios de esperança as lideranças, que passaram a acreditar em melhores condições de acesso as suas localidades. E como prometido, de forma emergencial, a empresa empresa PAVISERVICE, Serviços de Pavimentação, começou fazer o patrolamento da via. No entanto, a principal proposta, que era o cascalhamento, passou a ficar mais distante, mesmo com a criação de uma comissão, que tinha o papel de cobrar e acompanhar o andamento do processo. Diante da situação, os moradores começaram a reclamar que se fosse feito só o patrolamento, sem o cascalho, a situação iria piorar. Reclamações que passaram a ser recorrente, depois que um carro tombou depois de bater em um buraco, e logo depois de poucos dias outro acidente aconteceu na estrada depois que um carro de passeio saiu da via.

E infelizmente, no final, a comissão acabou, as comunidades continuaram no sofrimento, e nada foi feito até o momento, pelo menos para minimizar o sofrimento do povo que precisa da BA 160.

Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe. Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99834-7559.

Vaja as fotos dos melhores trechos da BA-160, próximos a Bom Jesus da Lapa.