Uma das obras mais polêmicas e importantes de Bom Jesus da Lapa, O Mercado Municipal, volta à cena.
Há pouco mais de três anos, a prefeitura de Bom Jesus da Lapa já anunciava o projeto e o início dessa tão aguardada obra, para o primeiro trimestre de 2014. Mas antes de demolir a estrutura velha, a administração, através da Secretaria de Agricultura, servidores de outras secretarias e até mesmo da extinta EBDA, fizeram em regime de mutirão, o cadastro dos comerciantes que possuíam pontos na área, algo em torno de duzentos.
O veterano, e elogiado, secretário de Agricultura, Marcos Haiala, coordenou os trabalhos e explicou aos feirantes sobre a importância desse cadastro.
No dia 26 de março de 2014, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro e o Ministério Público apresentaram, durante audiência pública, aos comerciantes e permissionários o projeto de reconstrução do Mercado Municipal, evento que aconteceu na Câmara de Vereadores, com a presença de muitas autoridades e a população.
O próprio Ministério Público há época já alertava que o Mercado Municipal, como estava, não tinha condição de funcionar. “Ou fecha ou faz um mercado novo”, disse o Promotor de Justiça, Dr. Luiz Freitas.
E nesse cenário foi anunciada a construção do mais novo Mercado Municipal de Bom Jesus da Lapa, com investimentos de quase R$ 3 milhões, entre recursos federais e do município. Durante a audiência o prefeito anunciou que o prazo para entrega da obra seria de oito meses.
Passados mais de três anos, a obra ainda não está pronta. Nesse período, os comerciantes tiveram que se adaptar a uma estrutura improvisada no meio da Avenida Manoel Novais, que ficou com uma das vias parcialmente interditada por conta do comércio na região.
AGORA VAI I
Em 2016 a imprensa regional e da capital divulgavam que as obras estavam em “ritmo acelerado” e a gestão dizia “o mercado será entregue e inaugurado na data prevista. E será o melhor e maior mercado da região.” RELEMBRE AQUI.
De lá para cá, as cobranças se tornaram intensas por parte de feirantes, população e de políticos locais, em sua da maioria de oposição, que cobram celeridade nas obras e na “efetiva entrega do novo mercado de Bom Jesus da Lapa, cidade de grandes romarias”.
Um dos princípios que norteiam a administração pública é a Transparência e não se pode negar alguns esforços da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa com respeito à divulgação de suas ações e até mesmo na convocação de audiências e consultas públicas, ainda que divulgadas em prazo exíguo.
AGORA VAI II
Esta semana foi divulgado um vídeo produzido pela Assessoria Municipal, onde o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro fala sobre o novo mercado municipal, “uma obra de muita coragem”.
No vídeo não foram vistos operários trabalhando, provavelmente pelo dia ou horário da filmagem, mas o prefeito assegura que a “obra está a todo vapor… falta o piso do chão e parte de iluminação… o telhado já está feito”, diz Eures.
O presidente da UPB apresenta no vídeo os espaços e diz que, “todos que tinham box vão voltar pro box”, garante. Além dos boxes, os feirantes terão barracas padronizadas. O novo mercado, segundo o prefeito, terá uma “praça de alimentação como acontece em shoppings da capital”. “Tá demorando porque é grande, é uma obra grande”, diz Ribeiro. “O maior mercado do interior da Bahia”, assegura.
Desta vez, sem marcar uma data para entregar a obra aos comerciantes e realizar a inauguração, o gestor se limitou a locuções adverbiais de tempo e dizer “logo, logo” e “breve, breve” para afirmar a construção está quase pronta.
Continuaremos acompanhando e assim que for divulgada a data oficial de inauguração você saberá aqui.
Assista o vídeo divulgado pela Ascom da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa.