Imagens de uma câmera de segurança do STF (Supremo Tribunal Federal) mostram o momento em que o chaveiro Francisco Wanderley, 59, se aproxima da corte com artefatos explosivos na noite desta quarta-feira (13). Ele morreu após uma série de explosões na Praça dos Três Poderes.
No vídeo é possível ver o homem se aproximando da estátua da Justiça e jogando algo no monumento. Na sequência, um segurança da Polícia Judiciária tenta se aproximar do chaveiro. Francisco então recua e lança artefatos explosivos em direção ao Supremo.
Na sequência, Francisco acende um novo artefato, que é detonado junto ao seu corpo. Mais agentes do STF se aproximam e, na sequência, Francisco Wanderley aparece deitado no chão. Ele morreu em decorrência das explosões.
Na manhã desta quinta (14), a Polícia Militar do Distrito Federal fez uma varredura em frente ao STF. Entre os artefatos explosivos encontrados no entorno da praça, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) encontrou: um relógio com contagem regressiva no corpo de Francisco Wanderley, dois artefatos explosivos no cinto do homem, um artefato explosivo próximo ao corpo, um extintor de incêndio adaptado para explosão próximo ao corpo.
Além das explosões em frente ao STF, outras explosões aconteceram momentos antes em um carro que estava no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados. O veículo está no nome de Francisco segundo o delegado-geral de Santa Catarina Ulisses Gabriel.
Ver essa foto no Instagram