Termina em agosto prazo para trocar antenas parabólicas de modelo tradicional para digital

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: Ascom/ Siga Antenado

A medida da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, de desligar todos os sinais das parabólicas antigas até dezembro continua a todo o vapor. Quem assiste à TV aberta por meio de uma antena parabólica tradicional, do modelo mais antigo, vai ter que substituir por outra para não perder o sinal. Em alguns casos, essa troca pode ser gratuita.

Segundo matéria do g1, a TV Globo deve ser a próxima rede de televisão aberta a parar de transmitir sua programação em antenas tradicionais, o fim da transmissão está marcada para o dia 18 de agosto. No mesmo dia, a emissora de Sílvio Santos, o SBT, planeja fazer o mesmo. Outros canais tradicionais da TV aberta como Record e Band já não transmitem mais seu sinal nestas antenas, desde março e junho respectivamente.

A interrupção do sinal obrigatória foi definida quando a Anatel criou as regras para o 5G entrar em operação no Brasil. Essa nova geração da internet móvel opera na chamada Banda C, que é a mesma de faixa de frequência do sinal de TV de canais abertos, transmitido para as parabólicas tradicionais, o que eventualmente geraria interferência nas transmissões. Esses problemas de recepção já acontecem nas cidades onde o 5G está ativado para quem ainda não trocou as parabólicas antigas.

Parabólica digital não é afetada

Com a antena parabólica digital é diferente, porque ela opera em outra faixa, livre dessas interferências. Aqueles que possuem antena parabólica instalada na sua casa ou no seu prédio devem observar o tipo instalado para saber se a troca é necessária. Aquelas de modelo tradicional, tem um aspecto mais antigo e facilmente reconhecível, com um aro na região exterior que pode chegar até 3 m de diâmetro e, no centro, uma tela e hastes. Já a antena nova, a parabólica digital, é menor e é feita com uma chapa rígida. Elas tem a mesma das parabólicas das TVs por assinatura e precisa ficar apontada para o satélite.

Outros modelos, como as externas conhecidas como “espinha de peixe” e as antenas internas, já têm sinal digital. Essas também não precisam ser substituídas.

Como ter uma antena digital

Pacotes com a antena digital, o receptor do sinal e os cabos podem ser encontradas facilmente na internet e em lojas físicas, principalmente de material de construção e equipamentos eletrônicos. Famílias inscritas em algum programa social do governo federal e que usam parabólicas antigas têm direito a receber uma antena nova, sem nenhum custo.

“O benefício é enorme, porque você está indo para um sinal digital. A gente está oferecendo, nessa nova parabólica, um sinal que é mais próximo da realidade do nosso telespectador. Ele passa a ter um sinal daquele estado, que é muito mais próximo da realidade dele, que traz o jornalismo local, a informação mais próxima, um jogo de futebol, a identificação que ele tem com os times locais. Um serviço muito melhor”, explica Ana Eliza Faria e Silva, gerente de regulatório e telecom da TV Globo.

Todas as instruções estão no site sigaantenado.com.br. Lá, você confere se tem direito à antena e à instalação gratuitas. Ou pelo telefone 0800-729-2404.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui