Mercosul e União Europeia fecham acordo comercial após 25 anos de negociação

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Após 25 anos de negociações, o Mercosul e a União Europeia formalizaram, nesta sexta-feira (6), o histórico acordo que cria a maior área de livre comércio do mundo, com 700 milhões de pessoas e 27 novos parceiros comerciais para o Brasil e demais países do Mercosul. A assinatura foi realizada em Montevidéu pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e os líderes dos países do Mercosul.

Este acordo, que abrange mercadorias como produtos agrícolas, alimentos e aeronáutica, representa uma significativa redução tarifária, com 97% das exportações industriais brasileiras à UE ficando isentas de tarifas. A simplificação das regras comerciais facilitará negócios e investimentos, além de abrir o mercado europeu a empresas brasileiras.

Embora o acordo tenha enfrentado resistência, especialmente da França, que teme o impacto no setor agrícola, Ursula von der Leyen destacou a importância política e econômica da aliança, que também abrange questões de preservação ambiental e direitos trabalhistas. O impacto econômico será expressivo, com estimativas apontando que o PIB brasileiro crescerá até US$ 9,3 bilhões até 2040.

A implementação do tratado ainda depende da ratificação pelos parlamentos dos países da União Europeia e do Mercosul, e não há um prazo final definido para essas etapas.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui