Com informações do Metrópoles
O pau de arara, meio transporte muito utilizado na região Nordeste do país, foi reconhecido como manifestação da cultura nacional quando usado em romarias religiosas. A lei foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (2/8).
“Fica declarada manifestação da cultura nacional a tradição do uso do transporte de passageiros em compartimentos de carga, conhecido como “pau de arara”, em romarias religiosas”, diz o texto.
Confira aqui a íntegra da publicação.
A lei nº 14.641 foi decretada na terça-feira (1º/8) e acabou publicada na edição de hoje do DOU. O decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O que é o pau de arara
Apesar de ser considerado um transporte irregular, o pau de arara é caracterizado por adaptações feitas em caminhões com o objetivo de transportar pessoas ou alimentos, como frutas. Funciona como uma alternativa aos ônibus convencionais, e é popular no nordeste do país.
O pau de arara tem uma importância imensurável como transporte primordial para milhares de romeiros que se deslocam a Bom Jesus da Lapa, Juazeiro do Norte e Canindé, três cidades que foram as mais impactadas com o uso desses veículos pelos romeiros.