Agência Brasil
O governo federal lançou, nesta segunda-feira (13), o programa Habite Seguro — de financiamento habitacional para profissionais de segurança pública.
A iniciativa vai subsidiar a compra de imóveis de até 300 mil reais, por meio do FNSP, o Fundo Nacional de Segurança Pública, que é abastecido pelas loterias.
Pelo projeto, o Fundo Nacional vai bancar um desconto de até R$ 12 mil por beneficiário. O objetivo do governo é utilizar R$ 100 milhões do FNSP para bancar o Habite Seguro, no primeiro ano de funcionamento do programa.
O Habite Seguro vai beneficiar diversas categorias, como policiais federais, rodoviários federais, penais, militares e civis — além de agentes penitenciários e guardas municipais.
Durante a cerimônia de lançamento, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Anderson Torres, disse que o programa habitacional é uma forma de valorizar os trabalhadores da segurança.
O presidente Jair Bolsonaro ressaltou a importância da habitação para o conforto das famílias de policiais e profissionais da segurança pública.
Nessa segunda-feira (13), o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, em entrevista ao Programa A Voz do Brasil, destacou que o banco público vai possibilitar que profissionais de segurança pública que ganham acima de 7 mil reais também consigam financiar imóveis com condições facilitadas.
A previsão do governo federal é que o programa Habite Seguro comece a funcionar em novembro deste ano.