Governo enviará notificação para celulares roubados e exigirá devolução à polícia

0
Banner
Foto: Agêncai Brail

A partir desta semana, o governo federal iniciará uma nova fase do programa Celular Seguro, notificando, via WhatsApp, usuários de celulares furtados ou roubados que foram reativados com uma nova linha telefônica. A medida, conforme informado pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, visa reforçar a segurança e combater o mercado de aparelhos roubados.

O sistema não apenas bloqueará a linha telefônica e os aplicativos financeiros dos aparelhos, mas também enviará uma mensagem ao portador do celular, alertando-o de que, caso não devolva o dispositivo imediatamente à delegacia mais próxima, poderá ser investigado por furto, roubo, receptação ou associação criminosa.

Essa nova funcionalidade foi viabilizada graças à integração e compartilhamento de dados entre as operadoras de telefonia móvel e a Anatel. Com isso, o programa consegue identificar automaticamente os aparelhos roubados por meio do código IMEI, uma espécie de número de série de cada dispositivo, e enviar uma notificação sempre que o celular for inserido em uma nova linha.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui