As inscrições estão abertas para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. O prazo começa nesta terça-feira (24) e vai até o dia 4 de junho. Os interessados podem se inscrever no portal do Encceja.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que a participação no Encceja Nacional 2022 é voluntária e gratuita.
A prova é destinada para jovens e adultos que ainda não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino. As avaliações para ensino fundamental e médio serão aplicadas no dia 28 de agosto, em todas as unidades federativas.
Os candidatos que se inscreverem para terminar o ensino fundamental devem ter 15 anos até a data da prova. Já para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos.
O edita com as diretrizes, os procedimentos e os prazos para a edição 2022 do exame foi divulgado no Diário Oficial da União em 16 de maio.
Segundo o Inep, nesta edição, não haverá necessidade de apresentar a justificativa de ausência para os inscritos que acabaram não realizando a prova da edição anterior.
Além disso, não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes de 2021, que vão realizar as provas novamente. As cidades que aplicarão o Encceja 2022 serão disponibilizadas no sistema do exame e no portal do Inep.
Os atendimentos especializados deverão ser solicitados durante o período de inscrições (de 24 de maio a 4 de junho).
Provas no matutino e vespertino
Serão aplicadas em um único dia, nos turnos, matutino (manhã) e vespertino (tarde). O exame terá quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação.
Durante a manhã, a entrada no local de prova será às 8h até 8h45. Na parte da tarde, a abertura dos portões será às 14h30 até 15h15.
As provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento e respectivos componentes curriculares, com os horários de aplicação:
Ensino Fundamental:
das 9h às 13h:
Ciências Naturais;
Matemática;
das 15h30 às 20h30:
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
História e Geografia.
Ensino Médio:das 9h às 13h:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
Matemática e suas Tecnologias;
das 15h30 às 20h30:
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).