Em meio ao esforço da Câmara dos Deputados para avançar na votação das pautas econômicas, consideradas essenciais para o Poder Executivo, o governo federal pagou, entre a última sexta-feira (30) e a terça-feira (4), mais de R$ 467 milhões em emendas parlamentares.
Os deputados tentam votar nesta semana as alterações feitas pelos senadores no marco fiscal e no Carf (Conselho de Administração de Recursos Fiscais), além da reforma tributária.
Os dados sobre a liberação de emendas, divulgados pela CNN, são de acesso público e constam em planilhas do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal e no Siga Brasil, um sistema de informações sobre orçamento federal gerenciado pelo Senado.
A avaliação de líderes partidários é de que a liberação das emendas “ajuda” no andamento das pautas. Parlamentares têm reclamado da demora na liberação por parte do Executivo.
A liberação dos recursos nos últimos dias foi feita via seis pastas: Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério da Saúde, Ministério do Esporte, Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Ministério das Cidades e Ministério do Desenvolvimento Social.