O Brasil possui nove casos suspeitos e 33 notificações de coronavírus, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (29) em coletiva de imprensa do Ministério da Saúde. Os dados referem-se ao período de 18 a 29 de janeiro. Os casos suspeitos estão localizados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Ceará.
Os números quanto ao coronavírus no Brasil até a tarde desta quarta-feira eram, portanto, de nove casos suspeitos, 33 notificações e nenhum caso confirmado. Quatro casos foram descartados e 20 excluídos.
“Não temos neste momento nenhum caso confirmado de coronavírus no Brasil”, afirmou o secretário de vigilância em saúde, Wanderson Oliveira.
Grupo de trabalho
O Ministério da Saúde criou, no âmbito da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), um grupo de emergência em saúde pública, com o objetivo de conduzir e monitorar as ações referentes aos casos de coronavírus. A portaria da criação do grupo foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29).
O grupo de emergência será composto por representantes do gabinete da presidência da Anvisa; da Gerência-Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados e de Tecnologia em Serviços de Saúde. Também comporão o grupo duas assessorias: uma responsável pela comunicação e outra ligada ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.