O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira a investidores e empresários em Dubai, nos Emirados Árabes, que o Brasil está “crescendo acima da média mundial” e pediu para a plateia confiar no país.
As declarações foram feitas durante a abertura do evento Invest in Brasil Forum, que faz parte da programação da viagem oficial do presidente Jair Bolsonaro ao Oriente Médio, iniciada no sábado. Até o fim da semana, o presidente também visitará Bahrein e Qatar.
— O Brasil foi uma das economias que menos caíram, voltaram mais rápido, criaram mais empregos e estamos crescendo, também, acima da média mundial. Isso, graças à orientação do nosso presidente de não deixar nenhum brasileiro para trás durante a pandemia — disse Guedes.
No ano passado, o PIB brasileiro registrou queda de 4,1% em 2020, na comparação com 2019, afetado pela pandemia de Covid-19. O país teve o 21º melhor desempenho no ranking de 50 países elaborado pela Austin Rating.
Em 2021, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE) estima um crescimento de 5,2% no país, abaixo da média mundial prevista pelo órgão, de 5,7%.
Já o FMI estima um crescimento mundial de 5,9% em 2021, enquanto prevê que o Brasil cresça 5,2% neste ano. O boletim Focus, que reúne as estimativas do mercado financeiro, prevê atualmente que o Brasil fechará o ano com crescimento de 4,93%.
Guedes costuma repetir em seus discursos que a economia brasileira vai “surpreender” e que crescerá acima das expectativas.
— Não faltou dinheiro para a saúde, mas ao mesmo tempo nós prosseguimos com as reformas estruturantes. Todas as projeções era de que cairíamos 10%, nós caímos 4%; de que o Brasil ficaria em depressão, nós voltamos em V. Criamos empregos durante o ano de 2020, ao contrário das recessões anteriores — disse Guedes.
No discurso, Guedes chegou a afirmar que a economia brasileira “está crescendo 5,5% neste ano”, sem informar a origem da estimativa.
— A economia está crescendo 5,5% esse ano e já temos contratados, para os próximos anos, mais de US$ 100 bilhões em contratos assinados em ferrovias, gás natural, petróleo, energia elétrica, ferrovias, portos — disse o ministro da Economia.
Ainda no evento em Dubai, Guedes afirmou que “espera de braços abertos” os recursos dos Emirados e que o Brasil vem se tornando um paraíso para investimentos.
— Estamos privatizando, removemos os privilégios da Previdência Social. Confiem no Brasil e venham para o Brasil — disse. (O Globo)