Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda (3); entenda como vai funciona

0
Foto: BC

A partir desta segunda-feira (3), começa a valer a resolução do Banco Central (BC) que permite o pagamento de boletos por meio do Pix e introduz uma nova modalidade de cobrança chamada “boleto dinâmico”.

De acordo com o BC, os boletos agora poderão ser pagos via QR Code, que estará presente no próprio documento. A medida visa adicionar à experiência de pagamento do boleto a agilidade e conveniência do Pix, que já é amplamente aceito.

Anunciada em dezembro e apelidada de “bolepix”, a resolução já estava sendo testada por algumas instituições. O “boleto dinâmico”, por sua vez, é destinado a cobranças representadas por certos tipos de títulos, como duplicatas escriturais, e permitirá a alteração do beneficiário e da instituição destinatária. A principal vantagem, segundo o BC, é garantir maior segurança ao devedor, que terá a certeza de que os valores pagos serão automaticamente direcionados ao credor.

O boleto dinâmico estará vinculado diretamente ao título, sendo emitido de forma digital por sistemas autorizados pelo BC. A medida é vista como um avanço para modernizar o sistema financeiro e trazer mais segurança às negociações, especialmente para pequenas e médias empresas.

No entanto, ainda faltam definições sobre quais tipos de ativos financeiros poderão ser incluídos no boleto dinâmico. A novidade, por enquanto, se aplica apenas a duplicatas escriturais e recebíveis imobiliários.

O BC informou que o boleto dinâmico começará a funcionar plenamente dentro de até seis meses, após a aprovação de um dos sistemas de escrituração ou registro que darão suporte digital a esses títulos, que ainda estão sendo implementados.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui