A nova pesquisa Ipec apontou que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou para baixo em comparação à última edição do estudo. O percentual que classifica a gestão do petista como “boa” ou “ótima” passou de 39% em abril para 37% em junho.
Já aqueles que consideram “ruim” ou “péssima” representavam 26% e agora são 28% dos entrevistados. Apontam a administração de Lula como “regular” 32%, o que antes totalizava 30%. As variações estão dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, mas os números já vêm em uma tendência de queda.
Em março, no primeiro levantamento feito pelo instituto, os grupos dos satisfeitos e o dos insatisfeitos estavam separados por 17 pontos percentuais. Agora, essa distância foi para nove pontos percentuais.
No Nordeste, a aprovação ao governo recuou dez pontos percentuais, saindo de 55% para 45%. Os nordestinos, no entanto, permanecem como aqueles que mais avaliam a gestão Lula como “boa” ou “ótima”. O maior percentual de avaliações “ruim” ou “péssima” foi registrado nas regiões Norte e Centro-Oeste, com 21% em abril e 33% em junho.