Dados da Delegacia da Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa apontam que quase metade dos inquéritos instaurados na cidade são oriundos de violência contra a mulher.
Segundo o delegado titular, Dr. Marcos Aurélio, neste ano (de janeiro até o dia 23 de maio) dos 100 processos, 40 tem relação com alguma forma de violência contra a mulher. E afirma que os dados chegam a mais de 40%, já que em muitas ocorrências registradas as vítimas preferem não seguir com a representação criminal contra os seus parceiros.
Ele destaca ainda, que mesmo a delegacia da cidade não tendo um local adequado com condições para oferecer o atendimento especializado para as mulheres vítimas de violência no município, a Polícia Civil quando é procurada, a vítima é ouvida imediatamente. E partir do momento que é solicitada a medida protetiva, o caso é encaminhado para o Poder Judiciário.
De acordo com a Tenente feminina Marques, da Ronda Maria da Penha de Barreiras, a expectativa é que seja implantada o mais rápido possível a ronda Maria da Penha na cidade de Bom Jesus da Lapa, “porque existe a necessidade, por apresentar uma grande demanda de mulheres em situação de violência, que será sanada com esse apoio da 38ª CIPM. No entanto, a Ronda Maria da Penha vai garantir um maior acompanhamento dessas vítimas de violência”, disse.
Ela destaca ainda, que o índice de violência contra a mulher tem se destacado, onde a Bahia é o quarto no número de feminicídio do Brasil, e o país é o quinto no número feminicídio no mundo. “Tendo em vista esses índices, precisamos fazer esse combate de forma intensa, mobilizar a todos pela causa”, afirmou.
Com o objetivo de combater o alto índice apresentado no município, a 38ª CIPM lançou na última quinta-feira(23), na Sede da Subseção da OAB lapense, com a presença de diversas representações sociais e autoridades, a Operação de Combate à Violência Contra a Mulher no município de Bom Jesus da Lapa. Onde foi convocada toda a população para a criação de uma rede de atendimento às mulheres vítimas de violência.
A Operação da Polícia Militar começou hoje, onde todas as mulheres que estão com medidas protetivas serão visitas por uma equipe que foi treinada para esse fim. E será disponibilizada um telefone na central, só para receber as ligações específicas de violência contra a mulher.
Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa no (77) 99834-7559.