A 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Bom Jesus da Lapa (BA), realizou, nesta terça-feira, 16 de julho, uma programação comemorativa aos 50 anos da empresa. A celebração começou no período da manhã com um ato simbólico na localidade da Barrinha, onde foram soltos 50 mil alevinos de espécies nativas no Rio São Francisco, simbolizando ações de revitalização que a Companhia realiza em toda a sua área de atuação.
📲 Clique aqui e receba noticias do Notícias da Lapa no seu WhatsApp e fique por dentor de tudo!
Em seguida, no início da tarde, houve um ato cívico em comemoração à data na sede da 2ª Superintendência Regional da Codevasf. O evento reuniu, além dos servidores da empresa, outras autoridades civis, políticas e militares de Bom Jesus da Lapa.
Já no final da tade foi feito o lanaçamento do livro Rio São Francisco: Memórias e canções Carlos Villela e João Filho.
A Codevasf completa 50 anos de atuação nesta terça-feira, 16 de julho. Ao longo de sua trajetória, a empresa tem promovido ações que contribuem para o crescimento social e econômico das regiões inseridas nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim. Atualmente, a companhia tem atuação nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. São mais de 3 milhões de quilômetros quadrados, 36% do território nacional, 2.678 municípios.
A Codevasf é uma empresa pública de direito privado, criada pela Lei 6.088, de 1974, de capital social pertencente integralmente à União e vinculada atualmente ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
A companhia atua para desenvolver as bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável para reduzir as desigualdades sociais e regionais. A empresa desenvolve principalmente projetos de segurança hídrica, agricultura irrigada e economia sustentável.
A Codevasf reúne investimentos para obras de infraestrutura, em especial de projetos de irrigação e de aproveitamento racional da água. É reconhecida principalmente pela implantação de polos de irrigação, a exemplo do Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa e do Pólo Petrolina–Juazeiro . Também ajuda as comunidades rurais, especialmente as afetadas pela seca.
A empresa ainda realiza diversas ações de revitalização voltadas para o aumento da quantidade e melhoria da qualidade da água, com implantação de sistema de tratamento de esgoto e recuperação hidroambiental.