A Subseção de Bom Jesus da Lapa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Bahia(OAB/BA), e servidores do Fórum Justiça do Trabalho da cidade, prestaram homenagem, nesta quarta-feira (20), ao Juiz do Trabalho Guilherme Guimarães Ludwig, que se despediu da Comarca e foi transferido para Conceição do Coité. Em quase quatro anos de atuação no município, o magistrado destacou-se por sua postura simples e acessível a realidade da região.
A presidente da Subseção de Bom Jesus da Lapa, Dra. Sandra Dourado, ressalta que o juiz sempre desempenhou seu papel de forma profissional, com grande conhecimento técnico e como grande ser humano, respeitando à classe advocatícia, atendendo todas as demandas, e trazendo o que existe de mais novo na área trabalhista para o município. “Os advogados da OAB aqui de Bom Jesus da Lapa são todos muito gratos, e serão sempre muito gratos pelo seu belíssimo trabalho em nossa comarca. Vamos sentir muito a sua falta, e esperamos que o Senhor venha pelo menos nos visitar como convidado especial. Receba a nossa homenagem – a gente não queria fazer isso, porque não queremos que o senhor vá embora, mais infelizmente sabemos que tem que ir. Pois a sua função é essa, ficar um pouquinho em cada lugar”, agradeceu.
Ela destacou ainda, que Bom Jesus da Lapa teve muita sorte, já que não é sempre que o município recebe um juiz como Dr. Guilherme. E em nome dos advogados da Subseção local presenteou o magistrado com uma quadro do Santuário do Bom Jesus da Lapa. “Para que o Senhor coloque em seu gabinete, ou onde estiver”.
Emocionado, Dr. Guilherme agradeceu a todos os presentes pela homenagem. “É com muita emoção que eu recebo essa tão simbólica e importante homenagem, por ocasião da minha saída da titularidade dessa Vara de Bom Jesus da Lapa”.
Ele disse que foi uma decisão muito difícil, deixar Bom Jesus da Lapa, já que gosta do convívio oferecido na cidade[com os servidores da Justiça do Trabalho e advogados], e está perto da família, “dos meus filhos”, nesse momento foi o que mais pesou. E se não fosse a dificuldade da distância ficaria na Vara do Trabalho lapense por tempo indeterminado.
Dr. Guilherme, que é doutor em direito, escritor, professor da UNEB, ocupa o cargo de vice-presidente da Amatra5 – Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região-Bahia, e membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, teve uma brilhante atuação no período que ficou em Bom Jesus da Lapa, muito justo em seus trabalhos, um juiz sensível e coerente diante das demandas trabalhistas apresentadas da região, e sempre se posicionando em defesa da Justiça do Trabalho. Sem dúvidas, prestou um relevante serviço à Comarca. Ele atuou com a técnica e o conhecimento que um grande magistrado tem, a cidade sai perdendo com a transferência de um grande profissional.