A prefeitura de Bom Jesus da Lapa, através da sua Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial III (Caps III), promoveu na tarde sexta-feira (23), no auditório do Colégio da Polícia Militar (CPM), o III Colóquio em Defesa da Vida com a temática “Se tem Vida, tem jeito!”
O evento que faz parte das ações do Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio, contou com a presença de membros da sociedade Civil Lapense para discutir sobre a prevenção ao Suicídio em Bom Jesus da Lapa e região.
Durante a tarde de debates, foram abordadas temáticas acerca dos sinais de alerta e como ajudar pessoas que lidam com a depressão, a ansiedade, a automutilação e o comportamento suicida. Os palestrantes, Dr. Adeílson Barbosa, Dr. Uelcio Cangussu, Dr. Lucas Borges e a Psicóloga Tamara Cardoso, trouxeram informações e esclarecimentos sobre doenças psicossomáticas e métodos para ajudar quem mais precisa.
O colóquio teve o objetivo de buscar, entre outras coisas, criar espaços para o debate sobre a saúde mental, além de fortalecer a rede de acolhimento para as pessoas que passam por problemas relacionados a essa área.
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organizam o Setembro Amarelo em todo o território nacional, buscando realizar ações que promovam a prevenção ao suicídio. A escolha do mês se deve ao fato de, no dia 10 de setembro, ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em 2022, a campanha tem como tema “A vida é a melhor escolha!”. Para outras informações acesse a página oficial do Setembro Amarelo.