Em nova medição realizada na manhã deste domingo, 5 de junho, o nível do Rio São Francisco se mantém acima dos 3 metros(m) na cidade de Bom Jesus da Lapa. Conforme leitura da régua da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), instalada no rio São Francisco nas mediações da Ponte Gercino, mostra que a cota está em 3,60 m, baixando 74 centímetros nos últimos 34 dias.
Ver essa foto no Instagram
Rio São Francisco apresentou duas cheias em 2022 na cidade de Bom Jesus da Lapa. A primeira começou no início de janeiro, devido às chuvas que caíram na região do Norte de Minas Gerais a abertura parcial das comportas da Hidrelétrica de Três Marias, onde o nível do rio chegou em 9,20 m no início de fevereiro(relembre aqui). E a segunda cheia registrada no mês de março, chegando a em 9,30 m(relembre aqui).
Cheia de 2022
A cheia do rio São Francisco em 2022 foi uma das maiores desde as grandes enchentes de 1992, com níveis registrados similares aos do ano de 2007 no Norte de Minas e superiores em algumas regiões da Bahia.
As hidroelétricas de Três Marias, na Região Central Mineira, e de Sobradinho, no Vale São-Franciscano Baiano, ficaram com comportas abertas por mais de 60 dias entre janeiro e março.
Em todo trecho do rio, a expansão das margens proporcionou grandes áreas de alagadiço, favorecendo a reprodução dos peixes durante a piracema.
Acompanhe o Noticias da Lapa também nas redes sociais através do Instagram e do Facebook.