A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa e o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) realizaram na manhã desta sexta-feira(02) a 2ª Audiência Pública de Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, a reunião no Distrito de Favelândia. No encontro esteve presente o Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto(SAAE), Gerson Nunes, o Procurador-Geral do Município Dr. Gildásio Junior, o ex Coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR), Claudio das Piranhas, o vereador Zezinho Duarte, a Engenheira Ambiental, Letícia Leal, responsável pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Bom Jesus da Lapa, e a sociedade civil.
Onde foi apresentado o Diagnóstico Técnico-Participativo que é uma análise socioeconômica da infraestrutura e dos serviços de saneamento básico abrangendo seus quatro componentes: abastecimento de água; esgotamento sanitário; drenagem e manejo de águas pluviais urbanas; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além da percepção social acerca do tema.
Diferente da primeira audiência realizada na câmara de vereadores ontem, que foi um pouco tumultuada. Após o entendimento dos 4 eixos do plano (água; esgotamento sanitário; resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais), a participação dos moradores de Favelândia presentes na reunião, elencaram diversas demandas inerentes aos eixos do plano percebidas na região.
O saneamento básico é composto por um conjunto de medidas que têm o objetivo de conservar ou melhorar o meio ambiente de uma região, colaborando para manter as condições de higiene e saúde da população. Entre os serviços que compõem esse conjunto estão o tratamento da água, coleta e descarte adequado de resíduos sólidos, limpeza de vias públicas, canalização, bem como o afastamento e tratamento de esgotos.