A Defensoria Publica , o Ministério Público , a Polícia Militar e a Secretaria de Assistência Social , reunirão não próxima quinta-feira(23), no auditório da Sede da Subseção da OAB Lapense, para discutir sobre a implantação da “Ronda Maria da Penha’ no município de Bom Jesus da Lapa.
Foram convidadas mais de 20 instituições e órgãos para compor a reunião , tais como Prefeitura , Delegado de Polícia , Tribunal de Justiça , lideranças religiosas (católicas, evangélica , espírita, umbanda, candomblé) , lojas maçônicas , artistas , OAB, Câmara de Vereadores , UNEB, IFbaiano, representação quilombola, UFOB, dentre outras.
Segundo o Tenente Tenente Julianderson, uma equipe da Ronda Maria da Penha do CPR/Oeste irá realizar a capacitação dos policiais militares da 38ª CIPM de Bom Jesus da Lapa que irão atuar nas ações.
Para o Defensor Público, Dr. Rafael do Couto Soares, a Ronda Maria da Penha é um projeto de verdadeiro empoderamento feminino, que foge da tradicional ideia de criminalização do agressor.
A proposta da criação da Ronda Maria da Penha no município é da 38ª CIPM, e os principais objetivos da Ronda Maria da Pena é prestar serviços de atendimento na proteção, fiscalização e orientação das ocorrências policiais que envolvem mulheres vítimas de violência. A proposta representa mais um avanço na segurança pública do município de Bom Jesus da Lapa.