
As buscas por Mauro Lúcio da Silva, de 55 anos, romeiro desaparecido em Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, completou sete dias nesta sexta-feira (11) e seguem sem sucesso. Natural de Viçosa, em Minas Gerais, Mauro foi visto pela última vez na sexta-feira passada (4), durante uma visita ao Morro do Bom Jesus, principal ponto de peregrinação da cidade, conhecido por suas grutas e trilhas em meio à vegetação densa.
A principal suspeita é de que ele tenha se afastado do grupo de excursão e seguido por uma trilha não autorizada, após o horário de fechamento do acesso ao morro, que vai até as 17h. Desde então, uma operação intensa de busca está em andamento, coordenada pelo Corpo de Bombeiros, com apoio de guias locais, voluntários, cães farejadores e drones disponibilizados pela Prefeitura Municipal.
De acordo com a família, esta foi a primeira vez que Mauro visitou Bom Jesus da Lapa. Na quinta-feira (10), a nora do romeiro, Josiane Cristina, que está na cidade acompanhando as buscas, contou que entregou peças de roupa dele aos bombeiros para auxiliar no trabalho com os cães farejadores. Ela destacou ainda o empenho dos profissionais envolvidos e o apoio da comunidade local.

O terreno acidentado, as trilhas estreitas e as encostas íngremes têm dificultado os trabalhos da equipe de resgate, que precisa utilizar técnicas de escalada para alcançar algumas regiões mais perigosas. As buscas têm sido concentradas nas áreas mais isoladas do morro, onde há relatos de que Mauro poderia ter passado.
Apesar dos grandes esforços, nenhuma pista concreta sobre o paradeiro de Mauro foi encontrada até o momento, e o desaparecimento segue envolto em mistério. A Polícia Civil segue com investigações e ouvindo testemunhas que possam ajudar no caso.
Enquanto isso, a família do romeiro segue com uma campanha de arrecadação online para ajudar com os custos da estadia e deslocamento em Bom Jesus da Lapa. As doações podem ser feitas via Pix para o filho de Mauro, Vinicius de Oliveira Silva, pela chave 31971024594.