O Comando da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Bom Jesus da Lapa, divulgou nesta segunda-feira(8) o balanço do período da Romaria do Bom Jesus, durante entrevista para o apresentador Ailton Alegria, na Rádio Bom Jesus FM.
Durante a Operação Romaria em Paz, entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, a 38ª CIPM participou ativamente na condução das ações, contribuindo para que o evento religioso transcorresse tranquilamente da questão da Segurança Pública. Nenhuma ocorrência que pudesse chamar a atenção foi, segundo o Major Pedro Paulo.
De acordo o comandante o resultado positivo é fruto da parceria com a gestão municipal, que planejou tudo junto com a Polícia Militar e todos os órgãos envolvidos, as ações que seria realizadas durante o evento, além de oferecer toda estrutura necessária para que os serviços fossem realizados com sucesso. “Gestão municipal se colocou a disposição em todos os sentidos, tanto para a Polícia Militar, como para a Defensoria Pública, como para todos os órgãos”.
Pedro Paulo lembrou, que mesmo a Romaria do Bom Jesus da Lapa sendo o segundo maior evento da Bahia, ficando atrás apenas do Carnaval, foi registrada “pouquíssimas” ocorrências. Na oportunidade ele agradeceu toda a tropa da Polícia Militar do Oeste da Bahia e do Grupamento Aéreo (Graer) que atuaram no evento religioso, além da Guarda Civil Municipal que trabalhou “irmanando” com a Polícia Militar. Ele também agradeceu o apoio e parceria do Santuário do Bom Jesus da Lapa e do Bispo Diocesano.
A Romaria do Bom Jesus ficou dois anos sem receber fiéis e este ano marcou o reencontro, que contou com a presença de milhares de romeiros. Com o grande público na cidade durante o evento, o policiamento ostensivo da 38ª CIPM, que contou com 260 policiais, atuou diuturnamente em locais com grande fluxo de pessoas como Santuário, praças, mercado municipal, Praça da Catedral, Barrinha, praia da Coroa, terminal rodoviário, entradas da cidade, bairros, entre outros pontos.